Ao vivo
Central 98 - 1ª edição Segunda a Sexta - 06h às 08h

O programa leva ao ar uma visão mais otimista do Brasil, sem deixar de lado os fatos importantes para a vida dos ouvintes.

BH ficará seis anos sem vice-prefeito após morte de Fuad Noman; entenda

Siga no

Com o término do mandato de Damião, em 2028, a capital mineira completará seis anos sem um vice-prefeito (Álvaro Damião/Divulgação)

Após a morte do prefeito Fuad Noman, nessa quarta-feira (26/3), o vice Álvaro Damião (União Brasil) assumirá em definitivo a gestão da prefeitura de Belo Horizonte. Com o término do mandato dele, em 2028, BH completará seis anos sem um vice-prefeito.

Fuad assumiu a prefeitura de BH em 2022, quando o então prefeito Alexandre Kalil (PSD) renunciou ao cargo para concorrer ao Governo de Minas. Na ocasião, ele era o vice de Kalil e governou a cidade durante dois anos.

Reeleito em 2024, Fuad foi prefeito de BH por apenas dois dias após tomar posse, em 1º de janeiro de 2025. Isso porque ele foi internado no Hospital Mater Dei em 3 de janeiro e ficou afastado do cargo desde então para cuidar da saúde.

O prefeito permaneceu hospitalizado durante 82 dias e teve a licença média prorrogada de duas em duas semanas neste período. Quem assumiu o cargo na ausência de Fuad foi o vice Damião, que, em 3 de abril, será formalizado como o novo prefeito de BH.

Linha de sucessão da PBH

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte, a sucessão do cargo de prefeito ocorre da seguinte forma: na ausência do líder eleito nas urnas, que assume é o vice-prefeito eleito.

Caso o vice-prefeito se ausente do cargo por algum motivo, é o presidente da Câmara de Vereadores que será chamado a exercer a gestão. Ou seja, caso Damião precise se afastar do comando da PBH em algum momento, quem assumirá o cargo interinamente é o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Belo Horizonte, Juliano Lopes (Podemos).

Ainda de acordo com a Lei Orgânica do Município, caso nem o vice-prefeito e nem o presidente da Câmara de Vereadores possam assumir o cargo, assumirá o Procurador-Geral do Município, que no caso de Belo Horizonte é Hércules Guerra.

Esse tipo de movimento é corriqueiro na cidade, e ocorre em caso de viagens prolongadas, licenças ou tratamentos de saúde.

A situação muda caso Álvaro Damião deixe o comando da prefeitura, por qualquer motivo. Se isso ocorrer, o líder do Legislativo assume a cadeira de prefeito, já que não existe alguém ocupando o cargo de vice-prefeito.

Essa posse, porém, é interina. Ele é obrigado convocar novas eleições em um período de 90 dias. Caso falte apenas 15 meses para o fim do mandato, o prazo para a abertura de novas eleições é de 30 dias.

Por fim, o prefeito que for eleito, ainda segundo a Lei Orgânica, cumpre um “mandato-tampão” até o fim do que seria o mandato original. Ou seja: em 2028, novas eleições ocorrem normalmente.

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Prefeito de BH: Cerimônia de posse de Álvaro Damião será nesta quinta-feira

Diagnosticado com câncer, Rogério Correia diz estar ‘estável e saudável’

Corpo de Fuad Noman é sepultado pela família em Belo Horizonte

‘Político de grande liderança’, diz Anastasia sobre sua relação com Fuad Noman

Damião: ‘Vamos levar o legado de Fuad à frente e construir a cidade que ele queria’

Luto oficial é feriado? Entenda o que muda em BH e Minas com a morte de Fuad Noman

Últimas notícias

Multas de trânsito em BH têm alta de 13,5% em 2025

Justiça permite que 123 Milhas antecipe pagamento de dívidas trabalhistas

Galo estreia com empate sem gols na Sul-Americana

Leonardo Jardim pede apoio ao elenco após estreia com derrota na Sul-Americana

Morre Leandro Domingues, ex-meia do Cruzeiro e ídolo no Japão

Derrota e pouca criação marcam estreia do Cruzeiro na Sul-Americana

Cruzeiro sofre gol no fim e perde na estreia da Sul-Americana

1° de abril: a maior mentira já contada

Por que a minissérie da Netflix ‘Adolescência’ será exibida nas escolas britânicas?