BH ficará seis anos sem vice-prefeito após morte de Fuad Noman; entenda

Siga no

Com o término do mandato de Damião, em 2028, a capital mineira completará seis anos sem um vice-prefeito (Álvaro Damião/Divulgação)

Compartilhar matéria

Após a morte do prefeito Fuad Noman, nessa quarta-feira (26/3), o vice Álvaro Damião (União Brasil) assumirá em definitivo a gestão da prefeitura de Belo Horizonte. Com o término do mandato dele, em 2028, BH completará seis anos sem um vice-prefeito.

Fuad assumiu a prefeitura de BH em 2022, quando o então prefeito Alexandre Kalil (PSD) renunciou ao cargo para concorrer ao Governo de Minas. Na ocasião, ele era o vice de Kalil e governou a cidade durante dois anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Reeleito em 2024, Fuad foi prefeito de BH por apenas dois dias após tomar posse, em 1º de janeiro de 2025. Isso porque ele foi internado no Hospital Mater Dei em 3 de janeiro e ficou afastado do cargo desde então para cuidar da saúde.

O prefeito permaneceu hospitalizado durante 82 dias e teve a licença média prorrogada de duas em duas semanas neste período. Quem assumiu o cargo na ausência de Fuad foi o vice Damião, que, em 3 de abril, será formalizado como o novo prefeito de BH.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Linha de sucessão da PBH

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte, a sucessão do cargo de prefeito ocorre da seguinte forma: na ausência do líder eleito nas urnas, que assume é o vice-prefeito eleito.

Caso o vice-prefeito se ausente do cargo por algum motivo, é o presidente da Câmara de Vereadores que será chamado a exercer a gestão. Ou seja, caso Damião precise se afastar do comando da PBH em algum momento, quem assumirá o cargo interinamente é o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Belo Horizonte, Juliano Lopes (Podemos).

Ainda de acordo com a Lei Orgânica do Município, caso nem o vice-prefeito e nem o presidente da Câmara de Vereadores possam assumir o cargo, assumirá o Procurador-Geral do Município, que no caso de Belo Horizonte é Hércules Guerra.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esse tipo de movimento é corriqueiro na cidade, e ocorre em caso de viagens prolongadas, licenças ou tratamentos de saúde.

A situação muda caso Álvaro Damião deixe o comando da prefeitura, por qualquer motivo. Se isso ocorrer, o líder do Legislativo assume a cadeira de prefeito, já que não existe alguém ocupando o cargo de vice-prefeito.

Essa posse, porém, é interina. Ele é obrigado convocar novas eleições em um período de 90 dias. Caso falte apenas 15 meses para o fim do mandato, o prazo para a abertura de novas eleições é de 30 dias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por fim, o prefeito que for eleito, ainda segundo a Lei Orgânica, cumpre um “mandato-tampão” até o fim do que seria o mandato original. Ou seja: em 2028, novas eleições ocorrem normalmente.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus terá sessões extras; veja data

Pacheco defende soberania nacional ao lado de Lula em BH: ‘Tentaram dar um golpe nesse país’

Presidente Lula cumpre agenda em BH nesta quinta-feira; acompanhe!

‘O velho não está bem’, diz Carlos Bolsonaro no segundo dia do julgamento do pai

‘Um dos mais impactantes e importantes programas sociais do nosso governo’, diz Silveira sobre o Gás do Povo

Advogado diz que único elemento contra Braga Netto é delação mentirosa

Últimas notícias

Rubens Menin revela bastidores da saída de Cuca do Atlético e ‘estímulo’ da torcida por Sampaoli

Pentágono agora é Departamento de Guerra; nome é alterado após ordem assinada por Trump

Grupo português vence leilão do túnel Santos-Guarujá

Cadu é liberado pelo DM do Atlético após quase um ano lesionado

Matula 98 recebe Raquel e Ronaldo, da Dupan, referência em panificação artesanal

Wanderson fica de fora do 3º treino seguido e vira preocupação para o Cruzeiro

Junior Alonso é suspenso das Eliminatórias da Copa e Atlético busca retorno do zagueiro

Morre Pedro Farah, ator de Os Trapalhões e Zorra Total, aos 95 anos

Gabriel Veneno é ‘convocado’ por Sampaoli e participa de treino com o elenco do Atlético