Ao vivo
Jornada Esportiva 98 Terça-feira - 18:30h às 21:15h

Hoje é dia de Jornada Esportiva na 98! Nesta terça-feira, Union Santa Fe e Cruzeiro se enfrentam no 15 de abril, pela 1° rodada da Copa Sulamericana. A transmissão terá narração de Guilherme Mello, comentários de Leandro Cabido, reportagem de Adroaldo Leal e Henrique...

Minas reinaugura fábrica de soros da Funed e Fundação vai produzir 40% de todo insumo do Brasil

Siga no

Foto: Guilherme Alves / Rádio 98

Governo de Minas Gerais reinaugurou, nesta terça-feira (25), a Fábrica de Produção de Soros Hiperimunes, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), para o combate dos envenenamentos por animais peçonhentos no Brasil. Por muito tempo, a Funed foi referência no país na fabricação do soro, mas desde 2016 está com a sua fábrica fechada.

Na época, o Governo de Fernando Pimentel (PT), decidiu por fechar a fábrica para a realização de uma reforma. Inicialmente, os trabalhos durariam três meses, mas desde então a Fundação não conseguiu reabrir a fábrica para a produção do insumos por inúmeros problemas, de contratuais a irregularidades de normas legais.

Fundada em 1907, a Funed começou a produzir soros em 1935 e se tornou referência em Minas e no Brasil. Na década de 1980, chegou a produzir 150 mil ampolas para distribuição. Sem seu funcionamento, o Brasil perdeu um grande aliado no combate aos envenenamentos por animais peçonhentos e sua reabertura foi comemorada pelo governador Romeu Zema, que participou da solenidade em que a Rede 98 esteve presente.

“É um momento importantíssimo para Minas Gerais, para Funed depois de 9 anos de produção interrompida. Era previsto uma interrupção de apenas 3 meses para manutenção e o problema foi se arrastando ano após ano. E nós estamos tendo aqui hoje essa felicidade, satisfação de iniciarmos novamente a produção de soro que vai atender não só Minas Gerais como todo o Brasil e até mesmo países da América Latina que precisam desse soro para salvar vidas”, disse Romeu Zema.

Funed vai produzir de 30 a 40% de todo o soro do Brasil

Com a reabertura, a ideia é que a Fundação Ezequiel Dias volte a ser referência e ajude a salvar vidas no Brasil e em toda a América Latina. Segundo o presidente Felipe Attiê, só a Fundação Ezequiel Dias vai produzir de 30% a 40% de toda a produção de soro do Brasil. A expectativa para esse ano é que sejam entregues em torno de 36 mil ampolas com o soro. Já para o ano que vem o objetivo é ultrapassar 100 mil.

Como destaca o secretário de Estado de Saúde, Fabio Bacheretti, envenenamentos por animais peçonhentos é um problema de saúde pública. Para se ter ideia, na última atualização do Ministério da Saúde, em 2023 mais de 340 mil pessoas foram picadas por animais peçonhentos. Desse total, 451 morreram.

Além disso, produzir soro não é rentável, a despesa é sempre maior. No entanto, o secretário destacou que caso não tomassem essa decisão, o Brasil corria sérios riscos de ficar sem o medicamento num futuro próximo.

“A decisão do governo de Minas em resgatar a Funed é a percepção a médio e longo prazo que ninguém mais vai conseguir produzir soro. Então nós tomamos a decisão estratégica para a gente não depender de ninguém e fornecer a todo o Brasil, e não só o Brasil, o Fundo Soberano da Organização Pan-Americana de Saúde quer também este soro para toda América Latina, que são países amazônicos em especial. Nós tomamos uma decisão estratégica. Não é lucrativo fazer soro, gente. É uma despesa muito maior que a receita, mas nós temos que assumir esse compromisso”, afirmou o secretário.

A produção dos soros para este ano já começou, mas a tendência é que eles sejam entregues no segundo semestre. De acordo com o presidente da Funed, a fundação recebeu pouco mais de 20 cavalos da Polícia Militar. Agora, será extraído o plasma do animal vacinado com o antígeno específico para, posteriormente, realizar a produção.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Alerta: Defesa Civil emite aviso de pancadas de chuvas para esta quarta-feira

Aumento do ICMS para compras importadas é ‘necessário’ para indústria nacional, diz FIEMG

UNESCO pode reconhecer Maracatu Nação como o 8º Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Às véspera do tarifaço de Trump, Senado autoriza governo retaliar taxação de produtos do Brasil

Fecomércio celebra o Dia do Mundial da Saúde em evento com Drauzio Varella e atrações musicais

MPMG pede reabertura do Hospital Maria Amélia; Governo promete resultado da licitação para esta quarta-feira

Últimas notícias

1° de abril: a maior mentira já contada

Por que a minissérie da Netflix ‘Adolescência’ será exibida nas escolas britânicas?

Willian Dubgod e Miguelito são apresentados como novos reforços do América

Conmebol anuncia mudanças nas regras da Libertadores e Sul-Americana

Lesionado, Neymar permanece como desfalque no Santos

Emicida x Fióti: batalha judicial por Lab Fantasma, envolve desvio de R$6mi de reais

América encaminha empréstimo do atacante Thauan Willians para o Londrina

Furtos de cabos: quem recepta essa mercadoria?

Meia Miguelito mostra otimismo ao vestir a camisa do América: “Espero poder contribuir também aqui no clube”