Ao vivo
TESTEEVC

Eleições em Minas: Cleitinho e Nikolas Ferreira lideram disputa pelo governo

Siga no

Nikolas Ferreira (PL) e Cleitinho Azevedo (Republicanos) lideram as intenções de voto para governador em 2026. (Créditos: Câmara dos Deputados)

A corrida pelo governo de Minas em 2026 tem mais um novo capítulo com a divulgação de novo termômetro da disputa. O levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (3/4), aponta o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) na dianteira das intenções de voto.

Na pesquisa estimulada, Cleitinho lidera com 39,7% das intenções de voto no primeiro cenário. O senador é seguido pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (19,3%), e pelo ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) com 14,6%.

Na sequência estão o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), com 3,8%, o vice-governador de Minas, Mateus Simões (Novo), com 3%, e o deputado estadual Tadeuzinho (MDB), também com 3%. Votos em branco e nulo somam 11,8%, e 4,8% não souberam responder.

Em outro segundo cenário simulado, Nikolas Ferreira assume a dianteira com 39,4%, enquanto Kalil aparece com 20% e Pacheco com 15,2%. Reginaldo Lopes, Tadeuzinho e Mateus Simões aparecem com 3,6%, 2,8% e 2,7% nesse cenário. Bancos e nulos são 11,7% e 4,6% não souberam responder.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde sem a apresentação de nomes, Romeu Zema (Novo), que está no segundo mandato e não pode disputar a reeleição, lidera com 8,5%. Cleitinho tem 1,8% e Nikolas, 1,4%. A maioria (79,9%) não soube responder. Brancos e nulos somam 5,7%.

O levantamento também mostra que Nikolas e Cleitinho têm melhor desempenho entre os eleitores de 25 a 44 anos e entre os homens. Nikolas alcança 47% das intenções de voto entre quem tem ensino médio completo e 46,2% entre jovens de 16 a 24 anos. Já Cleitinho se destaca na faixa de 25 a 34 anos, com 44,5% dos votos, e também entre os que têm ensino médio (43,3%).

Disputa para o Senado

A pesquisa também questionou os eleitores mineiros sobre a disputa para o Senado Federal. Na avaliação espontânea, Cleitinho lidera com 3% das intenções de voto, seguido de Romeu Zema, 2,5%, e Nikolas Ferreira, 2,1%.

Rodrigo Pacheco, o deputado federal Eros Biondini e o atual secretário Marcelo Aro também foram citados, mas não alcançaram 1%.

Na pesquisa estimulada, Romeu Zema lidera as intenções de voto para o senado com 52,7%, seguido de Rodrigo Pacheco, 24,3%, do senador Carlos Viana (Podemos), com 18,9%, e do deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB). Os eleitores puderam escolher dois nomes para o cargo.

Gestão de Zema

O governo de Romeu Zema tem aprovação de 64,6% e reprovação de 31,6%. Outros 3,8% não souberam opinar. Ao avaliar o desempenho, 48,4% classificam a gestão como ótima ou boa, 28,4% como regular e 22,2% como ruim ou péssima.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 30 de março, com 1.660 eleitores em 70 municípios mineiros. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Siga no

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à presidência em 2026

Álvaro Damião anuncia mudanças nas secretarias da PBH

Felipe Neto anuncia pré-candidatura à presidência e criação de nova rede social

Bruno Barral pede exoneração da PBH após investigação da Polícia Federal

Acompanhe ao vivo: Álvaro Damião será empossado prefeito de Belo Horizonte nesta quinta-feira

Câmara aprova lei da reciprocidade comercial após Trump taxar produtos do Brasil em 10%

Últimas notícias

‘Vira-lata caramelo’ é projetado no Cristo em campanha por pets de rua

Fiemg recebe ministros do STF, TSE e STJ para debater atuação das supremas cortes no Brasil

Em caso de golpe do Pix, cliente poderá contestar direto em app de banco

Gabigol segue liberado para atuar enquanto aguarda decisão do CAS

Hulk faz críticas à postura do Atlético na final da Libertadores: ‘Perdemos para nós mesmos’

Cuello, Rony ou Júnior Santos? Veja quem a torcida escolheu como melhor reforço do Galo

Novas regras do Banco Central prometem Pix mais acessível e seguro

América inicia Série B no Independência: saiba onde assistir

Baterista do System Of a Down defende a banda brasileira Ego Kill Talent: ‘Somos amigos e curtimos a música’