O árbitro Marcelo de Lima Henrique foi alvo de xingamentos após a vitória do Internacional sobre o Cruzeiro por 3 a 0. De acordo com a súmula da partida, o analista de desempenho do clube mineiro, identificado apenas como Hélio, teria ofendido o árbitro dizendo que ele “está velho”.
“No intervalo, enquanto nos dirigíamos ao vestiário, o senhor Hélio de Carvalho, analista de desempenho do Cruzeiro Esporte Clube – SAF, me disse: ‘Você está velho, não quer mais correr, tem que treinar mais. Pode me relatar, eu sou o Hélio’”, disse Marcelo de Lima Henrique na súmula.
O árbitro carioca também afirmou ter sido abordado de forma agressiva por Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro, após o apito final.
“Informo também que, ao fim da partida, quando nos dirigíamos ao vestiário, o senhor Pedro Lourenço disse: ‘Que palhaçada você fez aqui hoje’”, escreveu.
Expulsão polêmica
O lance que gerou mais polêmica aconteceu aos 20 minutos do primeiro tempo. O zagueiro Jonathan Jesus foi expulso após uma dividida com o atacante Wesley, próxima à entrada da área cruzeirense. A falta foi marcada e o cartão vermelho mostrado de forma direta, decisão que contou com a validação do VAR.
No áudio disponibilizado do árbitro de vídeo, Marcelo de Lima Henrique indica que aplicaria cartão amarelo ao zagueiro, mas logo decide pelo vermelho, alegando “dogso” – negação de uma clara chance de gol. A decisão é respaldada pela árbitra de vídeo Daiane Muniz, que aponta contato imprudente e avalia que o lateral Kaiki não conseguiria impedir a finalização de Wesley.
A expulsão provocou indignação no diretor de futebol Alexandre Mattos, que chegou a classificar a arbitragem como um “assalto à mão armada” em publicação feita no Instagram.