Conclave à brasileira: conheça os cardeais brasileiros na disputa do papado

Siga no

Dom Sérgio da Rocha é arcebispo de Salvador e um dos nomes brasileiros cotados no Conclave. (Divulgação/Arquidiocese de Salvador)

Compartilhar matéria

A repercussão em torno dos cardeais brasileiros cotados para substituir o papa Francisco tem movimentado as apostas no país nesta segunda-feira (21/4).

O Brasil tem sete cardeais com menos de 80 anos na corrida do Conclave, que tem previsão de começar de 15 a 20 dias após a morte do papa na manhã desta segunda, na Itália.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um dos nomes mais comentados é o arcebispo de Salvador, dom Sérgio da Rocha, que foi indicado pelo próprio Francisco para integrar o Conselho de Cardeais, em 2023.

Saiba quem são os cardeais brasileiros da lista:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil – 65 anos

    Hoje com 65 anos, o cardeal nasceu em Dobrada, em São Paulo. É mestre em Teologia Moral e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Trabalhou como diretor espiritual, professor e reitor do Seminário Diocesano de Filosofia de São Carlos e foi professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Em 2011, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Brasília, onde permaneceu até ser nomeado pelo papa Francisco como Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, em 2020.
  • Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre – 64 anos

    Nascido em Gaspar (SC) e hoje com 64 anos, é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre. Cursou Filosofia e Teologia, com doutorado em Filosofia. Atuou na Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do País até 2010, quando foi nomeado pelo papa Bento XVI como bispo auxiliar.
  • Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo – 75 anos

    O gaúcho é o 7º Arcebispo Metropolitano de São Paulo. Com 75 anos, ele é filósofo e teólogo, com mestrado em Estudos Teológicos e doutorado em Teologia. É autor de “Justo sofredor: uma interpretação do caminho de Jesus e do discípulo” e “Reflexões sobre Fé e Política”.
  • Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro – 74 anos

    Hoje com 75 anos, é natural de São José do Rio Pardo, em São Paulo. Entrou para a Ordem dos Monges Cistercienses e realizou os estudos de Filosofia no Mosteiro São Bento, em São Paulo, e em São João del-Rei (MG), além de estudos em Teologia. Está no Governo Pastoral da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro desde 2009.
  • Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília – 57 anos

    Em 2020, foi transferido para a Arquidiocese Metropolitana de Brasília, onde é o atual arcebispo. Ocupa, na CNBB, a direção do INAPAZ, Instituto responsável pelas análises de Conjuntura Eclesial, e é membro do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.
  • João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília – 77 anos

    Foi prefeito do Departamento Vaticano para a Vida Consagrada (responsável por gerir todas as congregações religiosas do mundo) durante 14 anos, até janeiro deste ano. Catarinense nascido em Mafra, está próximo de completar 78 anos.
  • Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus – 74 anos

    Nascido em Forquilhinha (SC), estudou Filosofia e Teologia com os franciscanos em Petrópolis. Obteve o grau de bacharel em Filosofia e Pedagogia na Faculdade Salesiana de Lorena, e a licenciatura e o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma. Hoje com 74 anos, é, desde 2019, o arcebispo metropolitano de Manaus.

Mineiro no ranking

O mineiro da lista de possíveis nomes é dom Raymundo Damasceno Assis, natural de Capela Nova, cidade do interior de Minas, localizada na região do Campo das Vertentes.

Atual arcebispo emérito da Arquidiocese de Aparecida, dom Damasceno tem 88 anos e participou do Conclave que elegeu Francisco.

Pelas regras do Vaticano, ele não poderá votar para a escolha do novo pontífice, por ter mais de 80 anos, mas pode ser eleito ao posto mais alto da Igreja Católica

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

*Com informações da Agência Estado

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Prefeitura de Belo Horizonte tem novo procurador-geral

Aposta simples leva R$ 99 milhões na Mega-Sena

Vereadores de BH votam revogação do título de capital nacional do ‘grau’ nesta quarta-feira

Comércio de BH projeta crescimento nas vendas para o Dia dos Pais

Nova lei mineira facilita legalização da cachaça artesanal e fortalece pequenos produtores

Semana da Moda de Divinópolis mostra a força do segmento na economia mineira

Últimas notícias

‘Em busca da felicidade’: Reinier chega em BH para assinar com o Atlético e não esconde emoção

Fora de casa, Cruzeiro busca classificação na Copa do Brasil contra o CRB; saiba onde assistir

Em clima de decisão, Atlético e Flamengo decidem vaga da Copa do Brasil; saiba onde assistir

Dudu, do Atlético, pode jogar contra o Flamengo nesta quarta-feira (6/8)? 

Estudo da Fiemg prevê os efeitos diretos e indiretos do ‘tarifaço’ nos próximos anos em Minas Gerais

Saravia retorna aos treinos do Atlético e deve retomar titularidade diante do Flamengo

Milton Nascimento pode ganhar título de Cidadão Honorário de BH em setembro

BH recebe Conacarne: congresso nacional discute o futuro da carne bovina

William, do Cruzeiro, revela gravidade de lesão que o tirou de partidas recentes