Turismo mineiro cresce acima da média nacional e governo lança novas rotas

Siga no

Minas deve terminar o primeiro quadrimestre com crescimento acima da média nacional. (Foto: Reprodução / Agência Minas)

Compartilhar matéria

Na esteira de lançamentos de rotas turísticas em Minas Gerais, que teve início na última semana, durante a WTM Latin América, em São Paulo, o estado lançará em breve a Rota do Rosário, para que as festas e homenagens à Nossa Senhora do Rosário se tornem mais conhecidas. O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, revelou a informação em entrevista coletiva nesta sexta–feira (25/4).

“Nós temos destinos e festas que ainda são desconhecidas. Temos as festas do Rosário, por exemplo, que nós vamos lançar agora as Rotas do Rosário, para que as pessoas saibam onde ir, como são os eventos e quando eles vão ocorrer. Então eu acho que esse trabalho não acaba nunca”, declarou o secretário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A declaração foi dada durante o encerramento da MTM (Minas Travel Market) 2025, no Minascentro, em Belo Horizonte. No evento, secretário e prefeitos de Minas Gerais apresentaram as rotas turísticas, estruturadas no estado e novidades no turismo da fé.

Enquanto o turismo nacional recuou em janeiro (-6,1%) e iniciou uma leve recuperação em fevereiro (+2,9%), Minas Gerais cresceu 1,7% em fevereiro e deve encerrar o primeiro quadrimestre com crescimento acima da média nacional. Os resultados refletem investimentos consistentes do Governo de Minas: apenas em fevereiro, foram destinados mais de R$ 6 milhões aos municípios participantes do ICMS Turismo, beneficiando 581 cidades.

Minas Gerais lançou cinco rotas turísticas durante a WTM Latin América 2025, entre os dias 14 e 16 de abril. Os trechos de turismo destacam a gastronomia, as belezas naturais e as experiências espirituais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mistério em São Thomé das Letras

Entre as rotas lançadas, Minas Gerais aposta no reposicionamento de São Thomé das letras, na região Sul do estado, como ponto turístico espiritual com experiências ligadas à ancestralidade e à natureza. 

Com o slogan “São Thomé das Letras – Onde você é o mistério”, o município busca consolidar-se como um dos principais destinos sensoriais do Brasil, com cachoeiras cristalinas, trilhas em quartzito, pousadas, calendário de eventos ligados ao misticismo, entre outros atrativos.

Rota vulcânica na Serra da Mantiqueira

Outro destino lançado é a rota vulcânica, que destaca as águas termais e os vinhos da região Sul da Serra da Mantiqueira. O percurso turístico oferece experiências ligadas à natureza, saúde, cultura e bem-estar em cidades como Poços de Caldas, Caldas, Andradas e outros municípios do entorno.

A região é uma terra marcada por sua origem vulcânica, onde nascem águas sulfurosas, águas minerais naturalmente gasosas e vinhos premiados. Essa rota também oferece trilhas ecológicas, mirantes, cachoeiras e cultura popular com festas religiosas, cozinha de raiz e hospitalidade mineira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cordilheira do Espinhaço

Rotas de cicloturismo

A Cordilheira do Espinhaço lançou três rotas de turismo de aventura em Grão Mogol, na região Norte de Minas Gerais. São duas expedições com bicicletas, que ocorrerão em junho e setembro deste ano. O outro roteiro é o de bike guiado, com quatro noites de pedal pelos pontos turísticos e naturais da cidade.

Rota cênica

A rota cênica vem como opção para quem quer desfrutar os lindos visuais da Cordilheira do Espinhaço sem muita aventura. O destino abrange 11 cidades históricas, entre elas Serro e Diamantina, cada uma com sua própria riqueza, desde a natureza à gastronomia e à tradição. 

Rota Caparaó Mineiro

A Rota Caparaó tem como destaque a produção de queijos e cafés, sendo possível fazer visitas às fazendas produtoras. O destino convida turistas a explorarem as cidades de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz – locais ricos em natureza imponente e cachoeiras,

As vivências oferecidas pela rota vão do cultivo à torra do café, passando por harmonizações com gastronomia local, trilhas ecológicas, práticas de bem–estar e manifestações culturais. O roteiro busca trabalhar com experiências sensoriais, autênticas e conectadas à identidade mineira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

*Estagiário sob supervisão do coordenador Wagner Vidal

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Três novas pontes vão ligar Pintópolis e Urucuia no Norte de Minas

Aberto o cadastro escolar 2026: veja como garantir vaga ou mudar de escola em MG

PF mira lavagem de dinheiro de organização criminosa condenada por megafraude tributária

Kalil disputará o Governo de Minas em 2026 pelo PDT

‘O Último Episódio’: filme mineiro se inspira em ‘Caverna do Dragão’ para apresentar romance

Governo de Minas anuncia dois novos concursos públicos com mais de 360 vagas; saiba mais

Últimas notícias

O que é a COP 30 e por que o mundo vai olhar para Belém do Pará

Guerra tarifária entre EUA e China reacende tensão global e eleva incerteza econômica

ANAC defende tarifa baixa, mas preços altos em aeroportos penalizam passageiros

Correios buscam empréstimo de R$ 20 bilhões para sair da crise e planejam voltar ao lucro em 2027

O relógio do trabalho está correndo: O alerta daOpen.ai e o desafio da década

49ª Mostra de Cinema de São Paulo exibe 373 filmes de 80 países

Tensões entre EUA e China e crise dos Correios marcam a terça-feira

O novo jeito de minerar: tecnologia e segurança marcam crescimento da produção na Samarco

Pré-COP mapeia 423 projetos ativos que contribuirão com ações do clima