Ao vivo
Rock Insônia

Com baixa cobertura vacinal, Saúde confirma ação nas escolas para imunizar crianças

Siga no

Foto: Adão de Souza / PBH

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com uma cobertura vacinal abaixo do necessário em crianças, a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte vai realizar ações nas escolas para aumentar a imunização contra a gripe. A informação foi confirmada pela assessora da Diretoria de Promoção a Saúde e Vigilância Epidemiológica da capital, Jandira Lemos, em entrevista à Rede 98.

Segundo ela, não é possível ainda confirmar quando isso acontecerá. No entanto, Jandira confirmou que o planejamento já está acontecendo e a ação deve começar pelas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Nós estamos planejando a vacinação começando pelas EMEIs, que são das crianças menores. Nós já estamos nos organizando. Não dá para, hoje, eu falar que começamos amanhã. Nós temos que nos organizar. Muitas vezes eu tenho que contratar profissionais, que é o que Belo Horizonte faz todo ano para fazer essa vacinação.”, disse Jandira.

A assessora destacou ainda que, neste momento, a cobertura vacinal infantil neste momento está na casa dos 8,5%. O número está muito abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que prega uma cobertura de 90%. Até o momento, pouco mais de 13 mil crianças tomaram a vacina.

Outras ações

Além disso, Jandira Lemos destacou que as equipes de vacinação também trabalham em outras vertentes. Segundo ela, os profissionais já estão indo até as ILPIs, que são Instituições de Longa Permanência de Idosos e trabalhando na vacinação dos acamados.

Vale destacar ainda que, nesta segunda-feira (28), a Prefeitura abriu um posto extra na Faculdade Estácio, do bairro Floresta, na região Leste de BH. Nesse posto, apenas pessoas acima de 18 anos receberão a vacina.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Os dados de Belo Horizonte mostram um aumento do número de casos e essa vacina já está disponível nos nossos postos desde o dia 31 de março. Precisamos lembrar a nossa população que ela deve procurar uma unidade de saúde se vacinar. (…) A vacina da gripe está aí para proteger. Um dólar gasto em vacina economiza 54 dólares nos cuidados das sequelas das doenças”, afirmou a assessora.

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a gripe, já foram aplicadas mais de 161 mil doses. Desse total, cerca de 132 mil foram nos grupos de risco, que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Segundo a última atualização, Belo Horizonte tem, neste momento, cerca de 20% de cobertura nesse grupo prioritário.

Siga no

Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com passagens por TV's e rádios. Repórter, âncora e comentarista.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Ministro do STJ defende regulamentação da proteção veicular

Alcolumbre costura com STF e Câmara projeto para reduzir penas dos presos pelo 8 de janeiro

Dólar desaba e fecha a R$ 5,64 com possível negociação entre EUA e China

Vereadores trocam socos durante sessão na Câmara de Figueirópolis d’Oeste (MT)

Vazamento de água em tubulação da Vale mobiliza Brumadinho

Contagem decreta estado de emergência por causa do aumento de casos de doenças respiratórias

Últimas notícias

Crise no Santos: torcida invade CT e cobra jogadores e diretoria

Atlético e Maringá se enfrentam pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil; saiba onde assistir

Lima vence Brasília e Montevidéu e recebe final da Libertadores 2025

Dia de caos na Europa: países investigam possível ciberataque

Após apagão, Espanha decreta emergência nacional

Carlo Ancelotti será o novo técnico da Seleção Brasileira, diz jornalista italiano

Gasto médio com presentes para o Dia das Mães é de R$ 225 em Belo Horizonte

Documentário sobre vida e carreira de Cazuza ganha novo pôster

‘Voltou a ser aquele Cássio’, elogia Adroaldo Leal sobre atuação do goleiro do Cruzeiro