Gasto médio com presentes para o Dia das Mães é de R$ 225 em Belo Horizonte

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Dia das Mães deve injetar R$ 2,2 bilhões na economia de BH (Foto: cdlbh.com.br)

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O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, deve injetar R$ 2,2 bilhões na economia de BH. Segundo um levantamento da CDL/BH, os lojistas esperam que o tíquete médio, que é o valor que cada pessoa deve gastar com o presente em 2025, seja de aproximadamente R$ 225.

Conforme o estudo, os três itens que terão maior saída no Dia das Mães em BH serão roupas, cosméticos e calçados, cada um com o tíquete médio de R$ 161,65, R$ 102,08 e R$ 254,35, respectivamente. Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a capital mineira tem como forte característica o comércio de moda.

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“O comércio de roupas, calçados e acessórios é muito forte, tem muita quantidade, e são os itens que as mulheres tem mais apreço, além de cosméticos e perfumaria. Então, são esses que se tiram o melhor proveito”, declarou o presidente.

Mais de um presente

De acordo com Marcelo, outros setores também estão crescendo, como as chocolaterias. “É uma movimentação grande. A pesquisa mostra que sempre vai compondo (o presente). As pessoas não querem dar só um presente, elas compõem o presente, então compra uma roupa com um calçado, com um acessório ou um perfume”, explicou Silva.

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Para os comerciantes que participaram do levantamento da CDL/BH, as roupas devem ser o item com maior procura e devem representar 45% dos negócios no Dia das Mães em BH. Em seguida vêm os cosméticos (12%), calçados (11,5%), acessórios (8,5%), itens de decoração (6,5%) e móveis (5,5%). Ao todo, 44% dos lojistas acreditam que os filhos vão comprar dois presentes.

No ano passado, o Dia das Mães movimentou R$ 2,16 bilhões, e estima-se que esse montante aumente em 1,79% em 2025. Seis em cada dez lojistas acreditam que as vendas serão melhores, e 46,5% disseram que reforçaram o estoque para a data.

“É a data mais afetiva juntamente com o Natal. No Natal, você presenteia a família toda, os amigos, e o Dia das Mães é uma data especial porque é a mãe de cada um de nós, por essa nós temos um carinho especial, ninguém deixa passar em branco”, declarou Marcelo.

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Pesquisa na internet e compra presencial

Há apenas duas semanas do Dia das Mães, os consumidores da capital mineira já estão demonstrando comportamento de compra para a data. “A gente tem essa cultura da pesquisa aqui em Belo Horizonte, pesquisar na internet, mas efetivar as compras nas lojas”, reforçou o presidente da CDL/BH.

“Então as pessoas vão conversando através das redes sociais, e aí vão na loja fechar as suas compras. A gente vê muito isso neste período do fim do mês, as pessoas que já têm um dinheiro guardado para esse fim, já vão fazendo as suas compras. Estamos vendo aí um crescente do pix e pessoas pagando em dinheiro também, mas ainda é muito forte o crédito”.

Segundo a pesquisa, 57,3% dos lojistas esperam que as compras sejam parceladas no crédito. O segundo formato mais citado foi o pagamento à vista no cartão de crédito (22,1%), seguido de pix (13,6%) e débito (4%).

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Sobre o marketing de vendas, embora 97% dos lojistas concentrem seus esforços no presencial, eles também investirão no digital para potencializar a data. O Instagram será utilizado por 85%, e o WhatsApp por 78%. Outras plataformas também foram citadas, como site (23,5%), Facebook (2%) e TikTok (1%).

Os comerciantes que ainda não se prepararam para o Dia das Mães podem seguir algumas dicas dadas pelo presidente da CDL/BH. “Primeiro, atraia o consumidor. Então movimente a sua loja com layout, iluminação, temas relacionados à data, produtos que chamem a atenção”.

“Olhar o seu estoque, ver quais produtos estão lá em maior quantidade e fazer uma promoção ou um desconto especial para que esse produto saia. Estoque é capital de giro parado, então ele pode girar o seu dinheiro e possibilitar o investimento em novos produtos. E óbvio, trazer itens mais modernos, diferenciados”, concluiu Marcelo de Souza de Silva.

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Com CDL BH

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Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e produtora multimídia da Rede 98 desde 2024. Foi repórter no Portal BHAZ de 2020 a 2024. Participou de três reportagens premiadas pela CDL/BH (2021, 2022 e 2024); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

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