Postos de saúde de Belo Horizonte vão abrir no próximo fim de semana para atender os moradores que estão com sintomas de doenças respiratórias. A medida será tomada pela prefeitura para conter a alta significativa dos casos de gripe. A capital mineira está em situação de emergência em saúde pública.
Ao todo, serão cinco unidades básicas que vão funcionar. São elas: Carlos Renato Dias (Barreiro), São Paulo (Nordeste), Heliópolis (Norte), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova). Os trabalhos serão das 7h às 19h.
Além de prestar assistência, esses equipamentos também vão disponibilizar a vacina contra a gripe para o público a partir de 6 meses de idade. As aplicações serão das 8h às 17h.
Neste ano, até o momento, foram realizados aproximadamente 200 mil atendimentos às pessoas com sintomas de doenças respiratórias na rede SUS-BH.
A orientação da Secretaria de Saúde é que as pessoas com sintomas mais leves, como coriza, tosse ou dores de cabeça e garganta, por exemplo, busquem acolhimento nos centros de saúde.