Uma operação conjunta entre o Ibama e a Polícia Federal desarticulou, nesta quarta-feira (8), um criatório ilegal de répteis no município de Santa Luzia, na Grande BH. A ação foi motivada por denúncias e monitoramento de postagens em redes sociais que indicavam a comercialização clandestina de animais silvestres.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os agentes encontraram uma píton, oito cobras do tipo corn snake (serpente-do-milho) e uma tartaruga tigre-d’água nativo. Os animais foram apreendidos e levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde receberão os cuidados necessários.
O tutor do criatório foi autuado com duas multas que somam R$ 4.300,00 e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal, onde responderá por crimes ambientais conforme previsto na Lei Federal 9.605/98, que trata de infrações contra a fauna e flora.
A operação reforça o compromisso dos órgãos ambientais e de segurança pública no combate ao tráfico de animais silvestres e na proteção da biodiversidade brasileira.