O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (sem partido), criticou a postura do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das apostas esportivas, no Senado Federal. Durante o depoimento da influenciadora digital, Virgínia Fonseca, o senador pediu para gravar um vídeo com a interrogada para enviar para a família, alegando que a esposa e a filha são fãs de Virgínia.
Kalil publicou um vídeo da participação de Cleitinho Azevedo no interrogatório à influenciadora: “Depois dessa, definitivamente, sou candidato a governador de Minas”, disse o ex-prefeito da capital mineira nas redes sociais.
O senador é cotado para concorrer ao cargo de chefe do executivo estadual em 2026. Kalil, no entanto, participou das Eleições em 2022, sendo derrotado para Romeu Zema, que foi reeleito para o 2º mandato à frente do Governo de Minas.
Um ou outro?
Para participar das Eleições de 2026, Kalil ainda precisa se filiar a um partido. Desde que deixou o PSD, o ex-prefeito de BH manteve diálogos com o Republicanos, de Cleitinho. No ano passado, inclusive, ele apoiou Mauro Tramonte, do mesmo partido, na disputa pela Prefeitura da capital mineira.
Caso Kalil entre em acordo com o Republicanos, o partido poderia ter uma disputa interna para que apenas um dos dois concorra ao cargo de governador de Minas Gerais. Por outro lado, a possibilidade de uma saída de Cleitinho para o Partido Liberal também foi levantada por seguidores do senador, que já foi publicamente elogiado e convidado pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro, principal personalidade do PL.
Depois dessa, definitivamente, sou candidato a governador de Minas. pic.twitter.com/mqPaRBqgIX
— Alexandre Kalil (@alexandrekalil) May 13, 2025