Ao vivo
98 Futebol Clube Segunda a Sexta - 12h às 14h

Criamos memes, bordões e paródias que alcançam milhões de pessoas em todo o país, jogando para escanteio o mau humor e levando a bandeira da paz e da alegria para o futebol.

Internação involuntária de dependentes químicos é aprovada em comissão da CMBH

Siga no

O texto estabelece que, quando não houver consentimento do dependente, a internação poderá se dar a pedido de algum familiar ou de algum servidor público da saúde (Vinicius Quaresma/CMBH)

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou, nesta terça-feira (13/5), o Projeto de Lei (PL) que regulamenta a internação involuntária de usuários e dependentes de drogas na rede de atenção à saúde de Belo Horizonte.

De autoria de Bráulio Lara (Novo), o texto estabelece que, quando não houver consentimento do dependente, a internação poderá se dar a pedido de algum familiar ou de algum servidor público da saúde ou assistência social.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Relator do parecer, Uner Augusto (PL) concluiu que o texto é constitucional, mas apresentou emenda aditiva para adequar o texto à Lei Antidrogas. O projeto segue agora para três comissões antes de ser votado em plenário.

O PL 174/2025 estabelece que o tratamento do usuário ou dependente de drogas deverá ser ordenado na rede de atenção à saúde de Belo Horizonte, dando prioridade para o tratamento ambulatorial e incluindo, excepcionalmente, formas de internação em unidades de saúde e hospitais gerais.

A internação, seja voluntária ou involuntária, seria realizada somente após a autorização de um médico registrado no Conselho Regional de Medicina. No caso específico da internação involuntária, o texto prevê laudo médico detalhado que comprove a existência de risco à integridade física do dependente ou de terceiros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na falta de pedido familiar ou de responsável legal, o projeto estabelece que um servidor público da área de saúde, assistência social ou de órgãos do Sistema Nacional de Política Sobre Drogas possa requerer a internação involuntária do dependente, desde que sejam constatados os motivos que justifiquem a medida.

“Muitos dependentes encontram-se em situação de vulnerabilidade extrema, sem discernimento para buscar tratamento de forma voluntária, o que justifica a necessidade da internação involuntária como medida excepcional”, argumenta Braulio Lara.

A proposta também estabelece as regras para a alta médica dos pacientes internados. Nos casos em que a internação é realizada com consentimento do dependente de drogas, a alta se daria por determinação do médico responsável ou por solicitação escrita da pessoa que deseja interromper o tratamento. Já nos casos de internação involuntária, somente quando cessarem os motivos que justificaram a internação ou quando determinado pela equipe médica responsável.

Com CMBH

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Mounjaro já está disponível nas farmácias de BH; veja os preços

BH terá gasolina a R$ 3,82 o litro no Dia Livre de Impostos

Sala VIP do Aeroporto de Confins é eleita a melhor do mundo

Terminal de BH vai ganhar a primeira sala VIP rodoviária do Brasil

Sensação térmica de -5,2°C: BH registra segunda menor temperatura do ano

Minas Gerais registra média de sete mortes por dia por síndrome respiratória em 2025

Últimas notícias

Massagem, personal e mais: Airbnb passa a oferecer serviços além da hospedagem

Atacante de clube inglês fica em coma após se chocar com trave durante partida

Polícia Civil faz força-tarefa após acidente com nove mortos no Norte de Minas Gerais

Atlético enfrenta o Caracas buscando confirmar classificação na Sul-Americana; saiba onde assistir

Atlético, América, Grêmio e uma possível troca entre Matheus Mendes e Cristaldo

Filho de Cristiano Ronaldo estreia pela Seleção Portuguesa sub-15

Vereador quer passar a conta das lixeiras para o cidadão

Lula se irrita com vazamento de fala de Janja a Xi Jinping sobre TikTok

Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador