Prefeito Álvaro Damião explica velocidade reduzida na Via Expressa em BH: ‘Igual à de Contagem’

Siga no

Prefeito Álvaro Damião durante coletiva em Contagem sobre mobilidade (Rede 98)

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a redução da velocidade na Via Expressa como parte de um processo de adequação à nova realidade de trânsito na região.

Durante evento com representantes da Prefeitura de Contagem, nesta sexta-feira (27/6), o prefeito Álvaro Damião destacou que a medida segue o exemplo de Contagem, onde o limite já é de 60 km/h e o número de acidentes é menor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Nós acabamos de informar ao público de Belo Horizonte, mas Contagem passa por ali também, Betim passa por ali também, Marília [prefeita de Contagem], que a diminuição da velocidade da Via Expressa é apenas uma adequação. É apenas adequação à realidade.”

De acordo com o prefeito, o aumento do fluxo de veículos ao longo das últimas décadas tornou inviável manter os limites de velocidade estabelecidos no passado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Qual que é a adequação à realidade? A Via Expressa de 1982 não é mais a Via Expressa de 82. Aquela Via Expressa comportava o número de carros. A Via Expressa de hoje, por ali, passa quatro, cinco vezes mais o número de veículos, de caminhões e de ônibus, de linha de ônibus que passam pela Via Expressa. Ela não comporta mais a velocidade que tinha.”

O prefeito também apontou a inconsistência dos limites de velocidade ao longo da via como um fator de risco.

“Até porque na Teresa Cristina 60 km/h, na Via Expressa Belo Horizonte era 80 e na Via Expressa Contagem volta para 60. Isso além de perigoso, confunde as pessoas.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo Álvaro Damião, os estudos realizados pela prefeitura indicam que a região da Via Expressa em BH e concentra um número de acidentes significativamente maior do que o trecho que passa por Contagem.

“Essa é um dos motivos que nos fizeram chegar ao planejamento, estudar e fazer a nossa Via Expressa ser igual a sua. Sabe? Fazer a nossa Via Expressa ter o mesmo impacto ou pelo menos o impacto próximo do que vocês têm aqui em Contagem, que é mínimo, que a gente fez estudos para isso e a gente sabe que o número de acidentes na região do Gameleira, na região da Arena MRV, é quase três vezes mais do que aqui. E é a mesma avenida.”

O prefeito defendeu o diálogo e a troca de experiências entre os municípios da Região Metropolitana para buscar soluções conjuntas de mobilidade e segurança.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Adequar, buscar no próximo, buscar no nosso vizinho, buscar nos nossos irmãos, o que tá dando certo lá e trazer para capital, isso vai fazer parte do nosso governo. Nós temos humildade para reconhecer o que nós temos que fazer, o que nós temos que aprender e buscar as novas ideias. E se a nova ideia está em Contagem, sim, eu tô aqui.”

A mudança no limite de velocidade na Via Expressa em Belo Horizonte deve ser acompanhada por campanhas educativas e reforço na sinalização. A expectativa é reduzir acidentes e promover mais segurança no trânsito para motoristas, pedestres e passageiros que circulam pela principal ligação entre a capital e cidades vizinhas como Contagem e Betim.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Rompimento de adutora destrói Câmara de Nova Lima

Em visita a Contagem, Alexandre Padilha anuncia R$ 96 milhões para cardiologia do município

Trump anuncia tarifa de 30% sobre importações da União Europeia e México

Parlamentares acionam STF para manter derrubada do aumento do IOF

Frio predomina em BH neste sábado; confira a previsão do tempo

Após ser cancelada em BH, etapa da Stock Car é transferida para Curvelo

Últimas notícias

Atlético leva gol no último lance e é derrotado pelo Bahia na volta do Brasileirão

Atenção, motoristas! BH tem ao menos quatro alterações no trânsito neste fim de semana

Arraial de Belô traz ‘movimentação econômica’ e alegria para BH, diz presidente da CDL

Tarifas sobre produtos brasileiros podem prejudicar importação americana, explica especialista

Comissão técnica do Atlético corta Fausto Vera do duelo contra o Bahia

Elvis Presley: curta o Dia Mundial do Rock ao lado do Rei

Lula ironiza Donald Trump, Eduardo e chama Jair Bolsonaro de ‘coisa covarde’

Damião diz que Câmara deve ser independente: ‘não pode fazer política’

Banda Viper retorna a Belo Horizonte pela primeira vez com nova formação