Ao vivo
98 Esportes - 1ª edição Segunda a Sexta - 08h às 10h

Os nossos especialistas em futebol acordam cedo para dar as primeiras informações do seu time e fazer uma análise precisa da rodada.

Governo de Minas fecha acordo de desapropriação para obras da Linha 2 do metrô

Siga no

Processo de conciliação teve início em março (Dirceu Aurélio/Imprensa MG)

Após meses de negociação mediada pelo Ministério Público, o Governo de Minas anunciou um acordo com as 341 famílias que precisarão deixar suas moradias para viabilizar o avanço das obras da Linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O entendimento garante indenização, aluguel social por quatro meses e apoio com mudanças, respeitando os direitos dos moradores afetados.

“É com grande satisfação que anunciamos esse acordo com as famílias, que não vão ficar desamparadas, e asseguramos a continuidade do projeto, que vai transformar a realidade da população da capital e da região metropolitana”, afirmou o governador Romeu Zema.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O processo de conciliação teve início em março, com a participação da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Advocacia-Geral do Estado (AGE), da Defensoria Pública, da concessionária Metrô BH e dos representantes das famílias. Segundo o vice-governador Mateus Simões, o acordo foi concluído pouco mais de um mês após o início das tratativas.

Indenização e apoio à transição

Pelo acordo, os moradores receberão indenizações diretamente em conta, podendo escolher o imóvel para residir durante o período de transição. A Metrô BH ficará responsável pela formalização individual dos acordos e pelos pagamentos. Além disso, a concessionária custeará duas mudanças por família: uma para o imóvel alugado e outra para a nova moradia definitiva.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A desocupação será feita por etapas, em cronograma alinhado com a empresa, para garantir a segurança dos moradores e o andamento das obras. Após a saída das famílias, os imóveis serão demolidos.

Obra esperada há décadas

Com 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações, a Linha 2 do metrô é uma demanda histórica da RMBH, aguardada há mais de 20 anos. As obras tiveram início em setembro de 2024, com a construção das estações Amazonas e Nova Suíça.

A expectativa é que a nova linha beneficie diretamente mais de 50 mil pessoas por dia, promovendo integração com a Linha 1, reduzindo o tempo de deslocamento e ampliando a qualidade de vida de milhares de usuários do transporte público.

Para o secretário Pedro Bruno (Seinfra), o acordo com as famílias reforça o compromisso do Estado com uma infraestrutura moderna e socialmente justa. “Fizemos questão de construir esse processo com diálogo, responsabilidade e respeito aos direitos das pessoas envolvidas”, afirmou.

Siga no

Atuo há mais de 10 anos com jornalismo digital, formado em Publicidade e Propaganda, acumulo premiações por reportagens diversas. Editor e dev. de produtos digitais na 98.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Custo de cesta básica ideal para uma pessoa chega a R$ 432 em abril

Estudante da UFMG cria teclado ergonômico para evitar tendinite

Minas tem média de seis acidentes por dia com motoristas inabilitados em 2025

INSS: 473,9 mil segurados já contestaram descontos indevidos

Luz misteriosa no céu impressiona moradores de diversas regiões de Minas Gerais

STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão e determina perda do mandato

Últimas notícias

Cruzeiro pode buscar reforços, mas Jardim destaca força do grupo atual

Gol, vitória e recado: Gabigol fala sobre momento do Cruzeiro

Cruzeiro vira no fim e conquista primeira vitória na Sul-Americana

Chiefs x Chargers: NFL confirma novo jogo no Brasil em setembro

Concorra a ingressos: show da ‘The Amy Winehouse Band’ em BH no dia 18 de maio

Maior jequitibá-rosa da Mata Atlântica é encontrada no Vale do Jequitinhonha, em Minas

Cruzeiro volta a mirar Valentín Gómez para reforçar a zaga

Ancelotti recebe apoio de técnicos rivais na Espanha em desafio à frente da seleção brasileira

Concorra a ingressos: show do Massacration em BH no dia 18 de maio