Empreendedorismo forte, mas travado: vice-presidente da ACMinas alerta para impacto dos juros altos

Por

Larissa Reis

Siga no

O presidente da ACMinas, Marcos Brafman destacou a força do empreendedorismo de Minas Gerais e os desafios enfrentados pelo setor (98 News/Reprodução)

Compartilhar matéria

O vice-presidente da ACMinas (Associação Comercial e Empresarial de Minas), Marcos Brafman destacou a força do empreendedorismo de Minas Gerais e os desafios enfrentados pelo setor empresarial no atual cenário econômico em entrevista na 98 News, nesta quinta-feira (22/5). Segundo ele, o estado tem um “DNA empreendedor” e um potencial expressivo de crescimento, mas enfrenta alguns obstáculos, como os juros elevados, o endividamento das famílias e a instabilidade jurídica.

“Estamos sentindo o reflexo do que está acontecendo no mundo todo. Nós não estamos fora disso. Existe hoje uma mudança, uma questão econômica mundial muito forte que realmente reflete nas atividades empresariais. Nós temos local e nacionalmente um problema grave: a questão dos juros muito altos”, observou ele.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para Brafman, as taxas de juros atuais têm travado o investimento e afetado diretamente empresas e famílias. Ele lembra ainda da época da hiperinflação vivida no Brasil como um alerta para o cenário atual.

“Juros altos são uma tentativa de se conter algo que é muito prejudicial para todos, que é a inflação. Nós que vivemos a hiperinflação, era uma coisa absurda. Dormia com o preço num patamar, acordava com outro. Tinha a questão do ‘overnight’, todo dia aumentando as taxas. Então nós temos uma preocupação muito grande com a questão da inflação. É um imposto que todos pagam, e muito”, afirmou.

Espírito empreendedor

Apesar das dificuldades, o vice-presidente da ACMinas reforça que o espírito empreendedor continua forte em Minas. “Nós temos uma atividade empreendedora em Minas Gerais muito forte, em todos os níveis: startups, empresas em crescimento. Nós temos um DNA empreendedor aqui em Minas muito grande.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo Brafman, criar um ambiente de negócios mais favorável é essencial. Ele cita ainda o Marco Municipal das Startups, aprovado recentemente em Belo Horizonte, como um passo importante nesse sentido.

“Esse marco é muito importante em vários aspectos. Não só nas startups, mas em geral, precisamos ter mais segurança jurídica. Pode ter segurança jurídica de que as regras estão ali colocadas, sejam boas ou não, mas estão ali colocadas. Não que mudem toda hora. Isso reflete nos investimentos.”

ACMinas

Com 124 anos de história, a ACMinas acompanha o desenvolvimento da capital desde antes mesmo do nome Belo Horizonte ser oficializado. Brafman explica que a entidade atua junto ao setor empresarial de forma ampla.

“Temos associados ao setor comercial, profissionais liberais, indústria, serviços. Nos consideramos uma entidade do setor empresarial. O setor empresarial como um todo, em Minas Gerais – que não é um estado, é um país – tem muitas oportunidades, tem muito que desenvolver. Temos aqui muitos empreendedores”, destaco

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Moraes suspende decretos de Lula e decisão do Congresso sobre IOF

Polícia Civil prende suspeito de ataque hacker que desviou quase R$ 1 bilhão de sistema bancário

Taxistas de BH denunciam circulação de veículos clandestinos na cidade e cobram fiscalização

SUS terá novos micro-ônibus para atendimento em mais de 100 cidades

Saúde em MG pode colapsar se SAMU entrar em greve

Presidente da Amig Brasil sobre mineração sustentável: ‘Importante para os municípios’

Últimas notícias

Ringo Starr pede mudanças em roteiro de cinebiografia dos Beatles: “A gente nunca faria isso”

Mesmo nas férias, Galo acompanhou Arana e Cuello em recuperação

Atlético acerta empréstimo do meia Daniel Penha ao futebol chinês

Derrota no ES! Cruzeiro cai diante do Defensa y Justicia na estreia da Vitória Cup

Bolsa bate recorde e dólar atinge o menor valor em mais de um ano

Arana avança na recuperação e pode voltar em breve

Liverpool anuncia que camisa 20 será eternizada por Diogo Jota

Provedor da Santa Casa BH celebra inauguração de nova ala: ‘grande legado’

Atacante uruguaio pode ser contratado pelo América; Saiba quem