Em entrevista concedida nesta sexta-feira (23/5) à 98 News, o sócio-proprietário da Oro Comunicação, Anderson França, fez uma análise direta e atual sobre os rumos da publicidade no Brasil. Com mais de uma década de atuação no mercado, a agência fundada em 2013 passou por uma transformação estratégica em 2016 para oferecer soluções tanto no digital quanto no offline — movimento que, segundo Anderson, tornou-se essencial para gerar impacto real.
“Não tem mais como separar as coisas”, afirmou. Para ele, a comunicação precisa ser pensada como um todo, de forma integrada, aproveitando os pontos fortes de diferentes canais. “Você conhece alguém pessoalmente, troca WhatsApp, passa para o digital. Tudo se conecta. Comunicação, hoje, é 360 graus.”
França destacou ainda um erro comum nas estratégias de marketing atuais: confiar exclusivamente no digital. “Tem gente achando que o digital vai resolver tudo sozinho, mas não vai. Se você quer atingir frequência e cobertura com rapidez, precisa usar um mix de canais”, afirmou, citando ferramentas como Cantare Bop Media e Nielsen, que ajudam a medir o impacto de campanhas em múltiplas plataformas.
O executivo também trouxe uma reflexão provocadora sobre lembrança de marca. “Você deve ter usado o Instagram hoje, mas consegue lembrar de algum anúncio que viu? Agora, se você ouviu uma propaganda no rádio ou viu um outdoor, a chance de lembrar é muito maior.” Para ele, os meios tradicionais ainda cumprem um papel essencial na construção da lembrança publicitária — e devem trabalhar em conjunto com o digital, especialmente com estratégias de remarketing.
Anderson ainda alertou para um risco crescente no ambiente digital: o desperdício de verba com anúncios mal direcionados, muitas vezes exibidos até mesmo para robôs. “Um estudo recente aponta que cerca de 30% dos anúncios na internet são exibidos para bots. Isso significa dinheiro jogado fora se sua estrutura de marketing não estiver bem pensada”, disse, citando um dos debates que acompanhou no South by Southwest (SXSW), em março.