A partir desta terça-feira (1º/7), usuários do metrô de Belo Horizonte passarão a pagar a tarifa de R$ 5,80 pelo serviço. O aumento foi anunciado na última semana pela empresa, após autorização da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
A passagem, que antes custava R$ 5,50, subiu 5,45% seguindo os índices inflacionários. O reajuste está previsto no contrato de concessão.
“Desde o início da concessão, em março de 2023, todo o sistema do Metrô BH vem passando por uma série de melhorias, como a modernização das estações, a revitalização da linha aérea e via permanente e a ampliação da capacidade operacional. Em um esforço conjunto com o Governo de Minas, algumas entregas estão sendo antecipadas”, informou a Metrô BH.
Baldeação nas estações
Por causa das obras da Linha 1, a concessionária vai substituir todos os componentes de um trecho da via permanente, por onde circulam os trens. Para viabilizar as intervenções, que acontecerão até 6 de julho, os usuários precisam fazer baldeação na Estação Horto, nos dois sentidos, nos dias úteis e em horários de pico.
Durante esse período, o intervalo entre as viagens nos horários de pico da Estação Vilarinho à Estação Horto é de 15 minutos. Da Estação Eldorado à Estação Santa Efigênia, o intervalo entre os trens será de 7,5 minutos. Se o cliente precisar ir além da estação Santa Efigênia, o intervalo entre os trens será de 15 minutos. Nos demais horários, intervalo entre as viagens em todas as estações será de 24 minutos.