IMA e UFLA desenvolvem sistema inédito para modernizar defesa agropecuária em Minas

Por

Roberth R Costa

Siga no

Luíza de Castro em participação na 98 News (98 News/Reprodução)

Compartilhar matéria

Minas Gerais está implantando um novo sistema digital para modernizar o atendimento ao produtor rural e ampliar o controle sanitário da agropecuária no estado. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e promete substituir o atual Sindagro, sistema usado há anos para monitorar a saúde animal e vegetal.

A diretora-geral do IMA, Luíza de Castro, explica que a plataforma vai além de uma simples atualização. “O que a gente tá criando é um novo ecossistema tecnológico, no qual a gente consegue otimizar, melhorar a vida do produtor, criando processos mais simples, menos burocráticos e, por outro lado, melhorando a qualidade das informações”, afirmou em entrevista à 98 News nesta quarta-feira (2/7).

Segundo ela, o sistema terá ferramentas de georreferenciamento, inteligência artificial, machine learning e blockchain, tecnologias que vão permitir rastreabilidade completa da produção, do nascimento dos animais ao destino final.

“Isso é fundamental para garantir a sanidade daquele animal, desde a origem até o final da sua vida. E isso é um certificado internacional”, pontuou.

Caso da gripe aviária exemplifica o impacto da tecnologia

O novo sistema já começou a ser utilizado em casos concretos, como o foco de gripe aviária registrado recentemente na região metropolitana de Belo Horizonte. Com o uso das novas ferramentas, o IMA conseguiu mapear rapidamente a área afetada e vistoriar 600 propriedades em um raio de 10 quilômetros.

“Nós saneamos, visitamos as propriedades, atestamos a segurança sanitária daquela área em 10 dias. Se a gente não tivesse ferramenta tecnológica para isso, como é que a gente ia fazer?”, questionou Luíza.

A agilidade garantiu segurança para o consumidor e para o mercado internacional. “O mercado pode continuar comprando da gente. Isso faz com que não tenha um impacto na nossa balança comercial”, destacou.

Sistema terá entregas por etapas e funcionamento completo em até três anos

O convênio com a UFLA prevê a conclusão do projeto em 36 meses, mas as entregas estão sendo feitas de forma parcelada. Segundo a diretora do IMA, já estão em uso painéis de monitoramento, alertas automáticos e ferramentas de gestão. Um aplicativo para emergências sanitárias será testado ainda este ano em um grande simulado de foco de febre aftosa, marcado para setembro em Montes Claros.

“Até o final do ano, o produtor já vai poder fazer o cadastro e todas as movimentações de forma autônoma, por aplicativo de celular ou tablet”, explicou. A expectativa é reduzir o uso de papel e tornar o atendimento mais eficiente.

Luíza reforça que o projeto envolve também mudanças nos fluxos de trabalho do próprio IMA. “Ferramenta tecnológica só funciona se a gente muda fluxo de trabalho”, resumiu.

Reconhecimento ao trabalho das equipes do IMA

Na entrevista, a diretora do IMA aproveitou para parabenizar as equipes de campo pelo trabalho no controle do foco de gripe aviária. “Eles foram muito diligentes, foram brilhantes, é um orgulho conduzir essa equipe”, disse.

A conclusão do atendimento ao caso, com o encerramento formal do foco, foi registrada nesta terça-feira (2), 28 dias após a detecção inicial do vírus.

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Deputados aprovam federalização da Codemig e da Codemg

Polícia Civil do Rio de Janeiro faz nova necropsia em Juliana Marins

Tecnologia transforma passos de usuários do bandejão da UFMG em energia elétrica

Diretora da Cemig detalha estratégias de comunicação e aproximação com o público mineiro

Deputada Ludimila Falcão cobra avanço nas discussões sobre Cemig e Copasa

Turismo de experiência ganha força em BH e transforma a rua em principal palco de eventos

Últimas notícias

Lula e sua sinfonia desafinada no Congresso

Clube inglês contrata Zépiqueno, joia holandesa com nome inspirado em ‘Cidade de Deus’

Deputados são contra fim da jornada 6×1 e concordam em subir faixa de isenção do IR, diz Quaest

Cortes de incentivos fiscais em vez de IOF? Economista avalia riscos e limites da proposta

Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix

Lula propõe tornar 2 de julho Dia da Consolidação da Independência

Reunião de conciliação no TJMG tenta colocar fim à greve dos professores de BH

Lula sai em defesa de Haddad e compara gestão atual com a de Guedes

Minas Gerais tem saldo positivo na geração de empregos em maio