‘Mundo da Lua’ volta para agradar nostálgicos e tem o desafio de atrair as crianças

Siga no

Mundo da Lua voltou ao ar no dia 28 de junho, pela mesma TV Cultura, novamente escrito por Flávio de Souza (TV Cultura/Divulgação)

Compartilhar matéria

“Alô, alô, planeta Terra chamando. Esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva, falando diretamente do Mundo da Lua, onde tudo pode acontecer.” Para os quarentões que acompanharam o seriado Mundo da Lua, exibido entre os anos 1991 e 1992 na TV Cultura, a fala soa familiar. Era a senha para o personagem Lucas Silva e Silva entrar no mundo da imaginação.

Mundo da Lua voltou ao ar no dia 28 de junho, pela mesma TV Cultura, novamente escrito por Flávio de Souza. A temporada terá 24 episódios inéditos e semanais, exibidos aos sábados, às 19h, com reapresentação às segundas-feiras, às 18h.

A nova fase de Mundo da Lua acompanhou a passagem do tempo. Agora, Lucas, o garoto que sonhava em ser astronauta, cresceu, se tornou piloto de avião e pai de família. Será interpretado por Marcelo Serrado e vai entregar o gravador para a filha, Emília, personagem da atriz Sabrina Souza. Na ficção, ela é filha de Lucas e Isabela, interpretada por Pathy Dejesus. Antônio Fagundes e Bárbara Bruno também estão no elenco. “A protagonista do seriado continua a ser uma criança. Eu e os demais personagens damos suporte”, diz Serrado, de 58 anos.

Nesta temporada, Emília cria um dispositivo para conectar o antigo gravador do pai a um robô de brinquedo, o Félix. E passa a viver novas histórias. “Ela é sapeca, inteligente, bonita e muito estilosa”, afirma Sabrina, que ficou conhecida pela personagem Milena, da série Turma da Mônica – Origens, do Globoplay.

João Daniel Tikhomiroff, diretor-geral e artístico da nova temporada, diz que o seriado fala sobre o mundo da fantasia e convívio familiar, com humor. “No Brasil, temos poucas propostas assim. Em outros países, há uma produção maciça de obras audiovisuais infantojuvenis”, comenta.

Para o diretor, colocar isso na tela exigiu um trabalho em conjunto com o autor Flávio de Souza. “É desafiador. Temos de despertar lembranças nostálgicas positivas da original e, ao mesmo tempo, buscar abordar o contemporâneo, com o mundo e os conflitos atuais”, diz o diretor.

Além do gravador, outras referências à primeira temporada também estão no cenário da casa de Lucas Silva e Silva – quase uma reprodução do cenário dos anos 1990. Alguns objetos, como o buffet da sala de jantar e o relógio de parede são modelos muitos parecidos. Na parede da escada, fotos do elenco original, inclusive do vovô Orlando, interpretado por Gianfrancesco Guarnieri. A fachada da casa continua a mesma, a de uma residência no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. A garagem, usada na temporada passada, virou um escritório e, por isso, precisou ser reproduzida nos estúdios da produtora Mixer.

O primeiro episódio começa com a família Silva e Silva revendo um vídeo do aniversário de Lucas – as cenas são da temporada original. Um recurso para situar a passagem de tempo na história e também homenagear os atores que fizeram parte do elenco no passado.

Parte do elenco original está na nova temporada. Antônio Fagundes volta a viver o professor de história Rogério, o patriarca da família Silva e Silva. Para o ator, a série, que mostra a família reunida, em festas ou em volta da mesa, longe de celulares ou outras aparelhos eletrônicos, é um convite aos telespectadores a fazer o mesmo. “Eu, particularmente, sempre desligo meu celular. Larguem um pouco isso e vão ver o Mundo da Lua”, diz.

A atriz Mayana Blum, a Juliana Silva e Silva, também está de volta. Depois de se afastar da vida artística, ela aceitou o convite para atuar na nova temporada. “Foi inesperado (voltar). A Juliana sempre foi uma personagem muito querida no meu coração Ela, agora, também é mãe, como eu sou”, diz. Para Mayana, além de fantasia, Mundo da Lua mostra como resolver conflitos familiares.

Bárbara Bruno assume o papel de Carolina, mãe de Lucas e Juliana “Flávio de Souza é um autor renomado e trata a criança e o adolescente de igual para a igual. Não infantiliza o processo. Quando você abre a porta dos sonhos, você não tem limites. E, não tendo limite, você aprende a tê-lo, afinal, só aprendemos a voar quando temos os pés no chão”, diz Bárbara.

A TV Cultura, que escolheu a nova versão de Mundo da Lua como um dos principais produtos para comemorar seus 60 anos, por ora, não fala em mais uma temporada do seriado, após esses novos 24 episódios. Uma pista, porém, fica no ar: a ordem é guardar os cenários.

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Cinema, TV e Séries

Morre Anísio Mello Júnior, voz das aberturas de ‘Dragon Ball’ no Brasil

‘Cidade de Deus’ aparece na lista dos 100 melhores filmes do século 21 do New York Times; veja o ranking

CineOP: Mostra de Cinema de Ouro Preto vai até 30 de junho com entrada gratuita

Filme ‘A Rede Social 2’ é confirmado e vai abordar bastidores da Meta

‘F1’ com Brad Pitt chega aos cinemas brasileiros nesta quinta–feira

Drive: Ed Sheeran bota Grohl na bateria e Mayer na guitarra em música para o filme da F1

Últimas notícias

Final de semana será de baixas temperaturas em BH

Corrida de carrinhos de rolimã pode se tornar esporte em BH após aprovação na Câmara

Salários de até R$ 11,7 mil: inscrições para concurso da Saúde em BH são prorrogadas até 9 de julho

Ônibus pega fogo após batida com carreta na 262

Atacante Diogo Jota, do Liverpool e da Seleção Portuguesa, morre em acidente de carro

Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos ilegais

Ameaça de ataque à bomba leva OAB-RJ a suspender atividades

Minas Gerais já confirmou mais de 300 casos de meningite em 2025

Queda de energia afeta abastecimento de água em centenas de bairros de BH e outras 10 cidades