Siga no

taxa cartorial
Defensores da medida afirmam que parte da arrecadação será usada para modernizar os serviços cartoriais (Foto: br.freepik.com)

Defensores da medida afirmam que parte da arrecadação será usada para modernizar os serviços cartoriais (Foto: br.freepik.com)

Compartilhar matéria

Minas teve um aumento expressivo nas taxas cartoriais, que agora estão entre as maiores do país. Pois é, desde abril, passou a valer um reajuste nos valores cobrados para registros de imóveis em todo o estado. Isso tem gerado bastante debate no setor imobiliário.

A mudança foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governo do Estado após proposta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O objetivo, segundo as autoridades, é tornar a arrecadação mais equilibrada entre cartórios grandes e pequenos, além de ampliar recursos para instituições como a Defensoria Pública, o Ministério Público e a Advocacia Geral do Estado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com os defensores da medida, parte da arrecadação será usada para modernizar os serviços cartoriais e ampliar o acesso da população a serviços gratuitos, como registro de nascimento, óbito e regularização fundiária. Na prática, os valores subiram de forma significativa. Há o receio de que o aumento desestimule a formalização dos imóveis e que as pessoas adiem registrar o imóvel.

E aqui tenho que fazer um alerta importante. A conclusão de um negócio imobiliário só acontece após o registro do imóvel. Só é dono de fato depois de ter o registro do imóvel em mãos. O tema está sendo analisado pelo Conselho Nacional de Justiça, que solicitou esclarecimentos ao Tribunal de Justiça. Enquanto isso, o mercado segue discutindo o assunto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É essencial que quem pretende comprar, vender ou regularizar um imóvel em Minas esteja bem informado, porque agora, além das demais despesas com ITBI, por exemplo, o custo cartorial também precisa entrar na conta

Compartilhar matéria

Siga no

Cássia Ximenes

Jornalista, pós-graduada em Gestão de Negócios Imobiliários, CEO da Ximenes Netimóveis, presidente da CMI Secovi-MG e vice-presidente da Fecomércio-MG. Presidente do Codese-BH, vice-presidente da Netimóveis e conselheira da Netimóveis Brasil, Sicoob Imob, Codemge e Servas-MG e palestrante .

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

O adeus a “Veríssima” literatura no Brasil

Pacheco sai da toca

O que o nariz de um rei tem a ver com o gol de futebol

LinkedIn, Insta, TikTok: cada rede fala diferente

Como usar a restituição do IR de forma inteligente

EAD funciona? A resposta é mais complexa do que parece

Últimas notícias

Atlético encaminha a contratação do técnico Martín Anselmi

Santos acerta contratação de Lautaro Díaz, do Cruzeiro

Capivara é o 4º animal com maior risco na aviação brasileira, diz pesquisa

Bode sobe em telhado e dá trabalho para os bombeiros em Minas Gerais

Acidente entre carro e caminhão provoca interdição no Anel Rodoviário de BH

Aliados de Lula acusam Nikolas de ajudar o PCC com vídeo do Pix; deputado fala em ‘canalhice’

Trump volta a defender fim de voto por correio, cédula de papel e identificação de eleitor

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Cabulosas seguram Palmeiras e Cruzeiro avança para a final do Brasileirão Feminino