ALMG vai discutir criação do Dia Estadual do Heavy Metal

Siga no

Se o projeto virar lei, o Dia Estadual do Heavy Metal de Minas Gerais será celebrado anualmente em 1º de novembro no estado (Rodrigo Simas/Divulgação)

Compartilhar matéria

Data já oficializada no calendário de Belo Horizonte, o Dia do Heavy Metal agora pode se tornar estadual. A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai discutir a pauta nesta terça-feira (8/7), em uma audiência pública.

Se o projeto virar lei, o Dia Estadual do Heavy Metal de Minas Gerais será celebrado anualmente em 1º de novembro no estado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Projeto de Lei, de autoria do deputado Professor Cleiton (PV), prevê que as atividades culturais e educativas de promoção e valorização desse gênero serão realizadas no mês de novembro, que passará a ter o reconhecimento oficial como o Mês do Heavy Metal de Minas Gerais.

O projeto destaca que a data oficial busca valorizar e incentivar esse importante estilo musical que já se incorporou na cultura mineira, com grande influência em níveis nacional e internacional.

Segundo justificativa do autor, a proposta busca promover a cultura do heavy metal no estado, reconhecendo sua importância histórica, cultural e social para Minas, em especial para Belo Horizonte, que se consolidou como um polos do gênero na América Latina e no mundo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

BH berço do metal brasileiro

A capital mineira é reconhecida como berço do heavy metal brasileiro desde a década de 1980, quando surgiram bandas pioneiras e influentes como Sepultura, Overdose e Sarcófago, além de outras que vieram depois.

O dia 1º de novembro foi escolhido por ser a data de lançamento de “Morbid Visions”, primeiro álbum do Sepultura, um dos primeiros discos de death metal e black metal do mundo, em 1986.

O lançamento ocorreu na loja e gravadora Cogumelo Discos e Fitas, em Belo Horizonte, um marco que consolidou a cidade como um centro do metal extremo no cenário global. O álbum não apenas colocou a banda no mapa do metal mundial, mas também ajudou a definir o som e a identidade do estilo no Brasil, influenciando bandas e fãs ao redor do planeta.

A criação do Dia e do Mês do Heavy Metal atrairia eventos culturais, shows, exposições, palestras e workshops que celebrem esse gênero e sua história, assim como turistas do Brasil e do mundo, impactando positivamente a economia local.

“O heavy metal é mais que um gênero musical; é uma expressão cultural que reúne milhares de fãs e artistas em torno de valores como liberdade, resistência e criatividade; a data é uma forma de homenagear essa cultura e seus protagonistas, além de incentivar novas gerações a conhecerem e preservarem esse legado”, argumentou o Professor Cleiton.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Simões diz que vetos ao Propag impedem recomposição salarial de servidores

Governo oficializa posse da diretoria da Artemig, nova agência de fiscalização de concessões em Minas

Governo de Minas oferta mais de 13 mil vagas gratuitas em cursos técnicos no estado

UFV cria doce de leite sem açúcar e lactose, mas mantendo sabor e textura do original

Minas Gerais lança plano para ampliar doação e transplante de órgãos até 2029

Ação da Defensoria Pública pede cumprimento de cotas raciais em concurso da Educação em Minas

Últimas notícias

Criança morre e mãe fica gravemente ferida após casa pegar fogo em Betim

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta

Stock Car cancela etapa em Belo Horizonte e transfere prova para o Paraná

Especialista ensina como equilibrar a vida financeira antes do ano acabar

Empreendedorismo feminino ganha força em evento do BRICS: ‘Empoderamento é importante’

Entenda o que é e como funciona o Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

A importância da saúde mental no ambiente de trabalho

Atlético capta R$ 2,7 milhões via Lei Rouanet para museu na Arena MRV