SUS amplia acesso ao tratamento da endometriose com novos métodos hormonais

Siga no

Condição afeta cerca de 10% das mulheres e meninas em idade reprodutiva em todo o mundo (foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Duas novas alternativas hormonais para o tratamento da endometriose passam a ser oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS): o DIU com levonorgestrel (DIU-LNG) e o desogestrel. A incorporação dos métodos foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e representa um avanço no cuidado às pacientes com a doença, que atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. As novas opções prometem mais eficácia, menos dor e maior qualidade de vida para as usuárias da rede pública.

Em nota, o Ministério da Saúde detalhou que o DIU-LNG suprime o crescimento do tecido endometrial fora do útero e figura como uma opção para mulheres com contraindicação ao uso de contraceptivos orais combinados. “A nova tecnologia pode melhorar a qualidade de vida das pacientes, uma vez que sua troca só é requerida a cada cinco anos, o que contribui para aumentar a adesão ao tratamento.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já o desogestrel, segundo a pasta, pode reduzir a dor e dificulta a progressão da doença. Trata-se de um anticoncepcional hormonal que age bloqueando a atividade hormonal, impedindo o crescimento do endométrio fora do útero, e que poderá ser usado como primeira linha de tratamento, ou seja, prescrito já na avaliação clínica até que o diagnóstico se confirme por meio de exames.

“Vale destacar que, para estarem disponíveis na rede pública de saúde, é necessário o cumprimento de etapas necessárias, como a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Endometriose”, informou o ministério no comunicado.

Entenda

A endometriose é uma condição ginecológica inflamatória crônica que ocasiona o crescimento do tecido que reveste o útero fora da cavidade uterina. Nas mulheres com a doença, o tecido semelhante ao endométrio (que reveste o útero) cresce fora do útero em órgãos como ovários, intestino e bexiga, o que causa reações inflamatórias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cólica menstrual intensa, dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, infertilidade e queixas intestinais e urinárias com padrão cíclico estão entre os principais sintomas da endometriose.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a condição afeta cerca de 10% das mulheres e meninas em idade reprodutiva em todo o mundo, representando mais de 190 milhões de pessoas.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam aumento de 30% na assistência relacionada ao diagnóstico da endometriose na atenção primária na comparação entre 2022 (115,1 mil atendimentos) e 2024 (144,9 mil). Ao longo dos dois últimos anos (2023 e 2024), foram registrados, segundo a pasta, mais de 260 mil atendimentos.

Já na atenção especializada, o SUS registrou aumento de 70% no número de atendimentos por endometriose, passando de 31.729 em 2022 para 53.793 em 2024. Nos dois últimos anos, foram contabilizados 85,5 mil atendimentos.

Também houve um aumento de 32% nas internações pela doença, que passaram de 14.795 em 2022 para 19.554 em 2024. No mesmo período (2023 e 2024), o total foi de 34,3 mil internações.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

Prefeitura amplia número de postos para vacinação contra a dengue em BH

Instituto Mário Penna amplia atendimento e aposta na mobilização da sociedade

Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta

Minas Gerais lança plano para ampliar doação e transplante de órgãos até 2029

Mulheres receberão chip anticoncepcional de graça pelo SUS

Minas Gerais já confirmou mais de 300 casos de meningite em 2025

Últimas notícias

Na lista dos maiores bilionários do Brasil, diretor Walter Salles defende taxação dos ‘super-ricos’

Álvaro Damião promete entregar Praça do Papa até o fim do ano e explica atraso nas obras

A ira desproporcional de Donald Trump

Álvaro Damião justifica compra de quase R$ 2 milhões em açúcar sem licitação: ‘contrato emergencial’

Vídeo mostra resgate de bois em caminhão tombado no Anel Rodoviário

Parque Municipal de BH vai virar cinema ao ar livre nesta quinta-feira

Deputada Lohanna França critica ‘tarifaço’ de Trump e cobra postura de Zema: ‘desconectado da realidade’

Estácio completa 25 anos em BH e anuncia investimento de R$ 15 milhões em Minas

Bolsonaro cita Bíblia para criticar Lula após tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros