O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), comentou, na noite desta quarta-feira (9/7), a tarifa imposta pelo presidente estadunidense, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. De acordo com o chefe do Executivo mineiro, a culpa da alíquota seria do presidente Lula, da primeira-dama Janja e do Supremo Tribunal Federal (STF).
“As empresas e os trabalhadores brasileiros vão pagar, mais uma vez, a conta do Lula, da Janja e do STF”, publicou Zema nas redes sociais. “Ignorar a boa diplomacia, promover perseguições, censura e ainda fazer provocações baratas vai custar caro para Minas e para o Brasil”, completou.
O governador também atribuiu a culpa da tarifa ao Partido dos Trabalhadores. “A conta da má gestão do PT e da falta de diplomacia vai sobrar para quem trabalha e produz”, destacou na legenda do post.
Entenda a tarifa
Na tarde desta quarta-feira (9/7), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A notícia foi endereçada ao presidente Lula (PT) através de carta publicada na rede social Truth Social.
Trump inicia a carta dizendo que existe uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ainda segundo ele, um dos motivos para a tarifa imposta ao Brasil seria a “violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”, que teriam sido, nas palavras do presidente, censurados em plataformas digitais após decisões do STF.
Ainda conforme o texto, mercadorias transbordadas para tentar evitar a tarifa de 50% estarão sujeitas a taxa mais alta. A medida passará a valer a partir de 1° de agosto.
Leia a íntegra da carta aqui.