Siga no

Inteligência artificial
A inovação sempre incomodou, não por si só, mas por desafiar nossas certezas. Hoje, é a inteligência artificial que ocupa esse lugar (Foto: Reprodução/Freepik).

A inovação sempre incomodou, não por si só, mas por desafiar nossas certezas. Hoje, é a inteligência artificial que ocupa esse lugar (Foto: Reprodução/Freepik).

Compartilhar matéria

A inteligência artificial provoca fascínio e temor, mas será que esse medo é realmente novo? Na verdade, toda grande inovação sempre gerou um certo arrepio. Quando surgiram os primeiros automóveis, dizia-se que a velocidade acima de 60 km/h poderia causar danos permanentes. Quando os livros impressos começaram a circular, muitos temeram pela perda da tradição moral.

A inovação sempre incomodou, não por si só, mas por desafiar nossas certezas. Hoje, é a inteligência artificial que ocupa esse lugar. Muitos alertam para riscos éticos e sociais; outros celebram os avanços. E, como sempre, a verdade está entre esses extremos. Mas talvez o mais importante não seja discutir se a IA é boa ou ruim, e sim quem a controla. Porque, como qualquer tecnologia poderosa, ela pode libertar ou dominar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pode ser uma ferramenta coletiva ou um instrumento de poder concentrado. A mitologia grega conta que Prometeu roubou o fogo dos deuses e o entregou à humanidade. E se ele tivesse falhado? E se o fogo, o saber, tivesse permanecido exclusivo dos poucos lá no topo? Essa é a pergunta central da nossa era digital. Se a inteligência artificial for restrita a grandes corporações, será apenas um fogo guardado no Olimpo.

Mas, se for socializada, educada, democratizada, pode iluminar caminhos na saúde, na educação, na justiça. A questão, portanto, não é temer a inteligência artificial, é garantir que ela sirva à humanidade, e não o contrário. Porque o futuro, como o fogo de Prometeu, só faz sentido se for para aquecer a todos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Rodrigo Lopes

É especialista em educação e inovação, com ampla experiência em projetos de formação profissional, tecnologias educacionais e políticas públicas. Atua há 20 anos na criação de soluções que conectam aprendizado, inclusão e desenvolvimento social, unindo conhecimento técnico à prática transformadora.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Sua fala começa antes da voz: o que seu corpo e sua roupa estão dizendo?

Férias boas cabem no bolso: dicas para viajar sem dor de cabeça

China critica tarifaço contra o Brasil e acusa EUA de intimidação

Cuidado: sempre tem alguém que entende o que você está dizendo

Prepare-se agora para os próximos 5 anos de carreira

Saúde emocional é pauta de liderança

Últimas notícias

Damião diz que Câmara deve ser independente: ‘não pode fazer política’

Banda Viper retorna a Belo Horizonte pela primeira vez com nova formação

Kleber Gladiador tem mandado de prisão expedido por não pagar pensão alimentícia

Damião pede tempo para resolver problemas do Anel Rodoviário: ‘vamos deixar mais simpático’

PROMO RELÂMPAGO: concorra a ingressos para Cruzeiro x Grêmio

Cruzeiro está próximo de acertar a contratação de Matheus Gonçalves, do Flamengo

Trump diz que deve falar com Lula, mas ‘não agora’

Dia Mundial do Rock é brasileiro? Entenda por que a data é comemorada só no Brasil

Zema diz que Minas é um dos estados mais seguros enquanto criminalidade é uma ‘praga crescente no Brasil’