O presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, vereador Thiago Almeida, atualizou nesta segunda-feira (14/7) a situação do prédio do Legislativo após o rompimento de uma adutora, ocorrido no sábado (12/7), durante obras da Prefeitura na Praça Bernardino de Lima.
Defesa Civil libera prédio, mas com restrições
Segundo o vereador, a Defesa Civil vistoriou novamente o prédio e liberou o uso da estrutura, mas a Câmara seguirá em trabalho remoto por precaução.
“A vistoria apontou que não há risco estrutural iminente, mas seguimos com cautela. Ainda estamos levantando os danos e dimensionando o prejuízo, que foi significativo. Estou em contato constante com a Prefeitura de Nova Lima para que as obras terminem o mais rápido possível e nossa Casa seja reaberta ao povo”, afirmou Thiago Almeida.
Durante a vistoria, técnicos da Defesa Civil constataram que não há mais risco de vazamento nem acúmulo de água, mas alertaram para pontos com umidade que exigem atenção da equipe que atua nas obras externas.
“Após a verificação in loco da situação atual na Câmara Municipal, os riscos anteriormente detectados no sábado foram sanados. Não tem vazamento, não tem água, não tem acúmulo de água na sanca nem no rebaixamento de gesso, então todo risco foi eliminado. […] Agora, lembrando que toda atenção será necessária a respeito do pessoal da obra, porque ainda temos algumas placas com umidade, mas não chega nem aos pés do que nós achamos aqui no sábado”, explicou Clesio Divino Silva, engenheiro da Defesa Civil.
Estrutura histórica foi afetada
A sede do Legislativo, um imóvel centenário revitalizado recentemente com investimento de cerca de R$ 600 mil, foi atingida pela força da água. Parte da estrutura foi comprometida. Comércios vizinhos também registraram prejuízos. Não houve feridos.
Prefeitura assumirá os reparos
Representantes da Prefeitura estiveram no local nesta segunda-feira. Os gastos com os reparos serão arcados pelo Executivo, já que o rompimento da adutora ocorreu durante intervenções da própria prefeitura.
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semos) informou que está mobilizada para apurar as causas e elaborar um relatório técnico, previsto para a tarde desta segunda-feira.
Atividades seguem de forma remota
Apesar do recesso parlamentar, os trabalhos legislativos e administrativos seguem normalmente, de forma remota. “Nosso compromisso é com a transparência e a responsabilidade. Assim que for seguro, retomaremos as atividades presenciais. Enquanto isso, todo o trabalho será realizado de maneira remota”, completou o presidente Thiago Almeida.