Hoje o assunto é planejamento financeiro. Como lidar com os gastos sazonais, como IPVA, IPTU, matrícula escolar, materiais escolares e demais despesas que acontecem ocasionalmente, sem passar sufoco?
A melhor estratégia, meus caros ouvintes, para esses gastos previsíveis é simples: antecipá-los. Faça uma lista, neste momento, dos gastos sazonais do ano. Veja quando eles ocorrem e quanto custam. Assim, você pode dividir o total por 12 meses e guardar de forma mensalizada. Um exemplo: se o IPVA do seu veículo custa R$ 1.200, separe R$ 100 por mês.
Quando janeiro chegar, você já terá o valor completo, sem precisar parcelar ou recorrer ao cartão de crédito. Ah, e ainda vai pagar à vista, com a possibilidade de obter o desconto por bom pagador. Crie uma poupança somente para estes gastos sazonais. Pode ser uma conta separada, uma conta digital ou até mesmo um cofre físico. O importante é não misturar esses valores com o seu dinheiro do dia a dia.
E evite parcelar, tá? Comprar material escolar ou pagar impostos no cartão de crédito, por exemplo, pode gerar altos juros. Esse planejamento evita surpresas, economiza dinheiro e te auxilia no seu dia a dia. Antecipar e organizar vai dar uma leveza às suas finanças pessoais no começo do ano e evitar dores de cabeça no decorrer do período.
Gasto sazonal não precisa ser um problema. Quando você se antecipa, ele vira apenas mais uma conta bem administrada.