O Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG está recrutando voluntários para uma pesquisa que avalia os efeitos da yoga no tratamento da dor lombar crônica. A ação é conduzida por pesquisadores da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).
Quem pode participar?
Podem se inscrever pessoas de 18 a 60 anos que convivem com dor lombar há mais de três meses. A participação é gratuita e o tratamento será feito com base em reuniões educativas, exercícios domiciliares e sessões presenciais de yoga conduzidas por fisioterapeutas com formação na prática.
Ao todo, 110 voluntários serão selecionados para o projeto.
Como será o tratamento?
A duração prevista é de cerca de três meses, com 24 sessões de yoga no total. As atividades acontecem presencialmente às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h30, na sala de taekwondo da EEFFTO, no campus Pampulha da UFMG.
A triagem começa com uma avaliação presencial para verificar a aptidão do candidato. Depois disso, os voluntários são divididos em dois grupos:
- Grupo 1: participa de encontros educativos e aulas coletivas de yoga ao longo de três meses (28 encontros).
- Grupo 2: recebe orientações educativas nos três primeiros encontros e inicia os exercícios em casa e a prática de yoga após seis meses.
Todos os participantes passarão por uma avaliação presencial no início da pesquisa e por duas outras, por telefone, ao longo do processo.
Evidência científica
A proposta da pesquisa está alinhada ao guia publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2023, que recomenda a dor lombar crônica seja tratada com planos de educação, atividade física e terapia cognitivo-comportamental, sem o uso de medicamentos.
“A OMS não prevê o uso de medicamentos para tratar as dores crônicas. Desde que começamos o projeto, há dois anos, os pacientes têm relatado melhora na disposição e diminuição das dores. No caso da yoga, a prática tem muitos elementos que ajudam os pacientes a superarem a dor e a reduzir o uso de remédios”, afirma Simone Machado, fisioterapeuta e doutoranda da EEFFTO.
Como se inscrever?
Os interessados devem preencher o formulário on-line. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (31) 99295-0718.