Aeroporto de Confins bate recordes e vive melhor desempenho

Siga no

Compartilhar matéria

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, atingiu um marco histórico em 2025. Nos primeiros seis meses do ano, o terminal registrou o maior volume de passageiros e de cargas já contabilizado para o período desde o início das medições da ANAC, no ano 2000. Foram 6,21 milhões de passageiros e 22,4 mil toneladas de cargas movimentadas — os melhores resultados dos últimos 25 anos.

Para entender os motivos por trás desse crescimento expressivo, o diretor de operações do BH Airport, Rodrigo Cortes, conversou com a 98 News e destacou os principais fatores que transformaram o aeroporto em um novo polo de conectividade e serviços.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Recuperação pós-pandemia e expansão da malha aérea

Segundo Rodrigo, a retomada da economia e a demanda reprimida por viagens após a pandemia foram determinantes. “Depois do isolamento, a cadeia do turismo demorou um tempo até se restabelecer, mas fez com que as pessoas tivessem uma ânsia maior de viajar. Já desde o ano passado, conseguimos retomar patamares superiores aos de antes da pandemia”, explicou.

O diretor também destacou o trabalho de prospecção de novas rotas e ampliação da malha aérea feito pelo BH Airport. “Hoje, temos quase 70 destinos partindo de Confins, o que nos torna o segundo aeroporto do país em número de destinos domésticos — atrás apenas de Viracopos — e o terceiro em destinos totais”, detalhou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De aeroporto problemático a referência em experiência

Questionado sobre a mudança de percepção em relação ao aeroporto, Rodrigo foi direto: “A concessão foi essencial”. Segundo ele, o terminal passou por uma transformação significativa desde que deixou de ser operado diretamente pelo governo federal.

Antes da concessão, Confins contava com apenas nove pontes de embarque. Hoje, são 26, além de 44 posições remotas. O número de operações comerciais mais que triplicou, com mais de 100 pontos entre alimentação, varejo e serviços.

Cargas: tecnologia, segurança e logística eficiente

O bom desempenho também se refletiu na movimentação de cargas. O terminal logístico de Confins, que funciona como hub multimodal, tem se destacado pela inovação e parcerias estratégicas. O aeroporto recebe até contêineres de cargas marítimas, que são desembaraçadas no próprio local, além de contar com operações rodoviárias e apoio da Receita Federal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Futuro: mais tecnologia e novas rotas

Os próximos meses prometem ainda mais inovações. Uma nova sala VIP foi inaugurada recentemente, localizada na área pública do aeroporto — uma opção para quem não está embarcando, mas precisa de um espaço para esperar ou realizar reuniões. Além dela, outras quatro estão em funcionamento na área doméstica e uma na área internacional.

Outro anúncio importante é a reabertura, em outubro, do antigo desembarque 1, fechado desde a ampliação do terminal. Com a novidade, o tempo de deslocamento interno será reduzido e a quantidade de esteiras para restituição de bagagem quase triplicará, melhorando ainda mais a experiência dos passageiros.

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

BH terá vacinação contra a gripe neste domingo

Marcela Trópia sugere circulação noturna de ônibus e diz que BH ‘está virando um Walking Dead à noite’

Prefeitura de BH lança projeto-piloto para construção de moradias sociais com a iniciativa privada

Manutenção da Copasa deixa 130 bairros da Grande BH sem água nesta quarta-feira

Tarifa zero pode dobrar número de viagens e impulsionar economia de BH

Infrações cometidas por adolescentes caem em BH, mas envolvimento com crimes digitais preocupa

Últimas notícias

Hulk Hogan morre aos 71 anos: ícone da luta livre transformou a WWE em fenômeno global

Roscoe após reunião com Alckmin: ‘temos que proteger o mercado brasileiro da invasão de importados’

Atlético pode ser o único brasileiro a passar pelos playoffs da Sul-Americana

COP30 nas redes: estudo revela baixa presença de vozes amazônidas e alcance em bolhas

Sua empresa pode economizar na conta de luz apenas preenchendo um cadastro online, rápido e seguro; entenda

COP30: linguagens e temas são diversos nas redes, mas falham em engajar fora da bolha, aponta estudo

Ronaldinho Gaúcho comemora os 12 anos da conquista da Libertadores do Atlético: ‘ano mágico’

Bolsonaro e o dilema da escolha de seu herdeiro político

Jaguar Mining reduz multa ambiental de R$ 320 mi para R$ 60 mi em acordo com governo de Minas