PUBLICIDADE

Em decisão, Moraes fala em ‘irregularidade isolada’ e descarta prisão de Bolsonaro

Siga no

Moraes se posicionou após questionar a defesa de Bolsonaro sobre pronunciamento a apoiadores no Congresso Nacional. (Foto: Nelson Jr / STF / SCO)

Compartilhar matéria

O Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), despachou nesta quinta-feira (24/7) sobre o descumprimento de medidas cautelares por parte do ex-presidente, Jair Bolsonaro.

Em seu parecer, Moraes afirmou que Bolsonaro cometeu uma “irregularidade isolada” ao descumprir — direta ou indiretamente — a proibição de usar as redes sociais. Decisão vem após o ministro do STF questionar a defesa de Bolsonaro sobre falas do ex-presidene a apoiadores no Congresso Nacional, na última segunda-feira (21).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No despacho, Moraes descartou decretar prisão preventiva de Bolsonaro, neste momento. O ministro reiterou, entretanto, que novos descumprimentos vão resultar em “conversão imediata” à prisão.

Por se tratar de irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos até o momento, bem como das alegações da defesa de Jair Messias Bolsonaro da ‘ausência de intenção de fazê-lo, tanto que vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas’, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo ao réu, entretanto, que, se houver novo descumprimento, a conversão será imediata”, escreveu Moraes.

Em seu despacho, Moraes afirmou ainda que Bolsonaro vem “observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas” (veja a íntegra da decisão abaixo).

“Efetivamente, não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar imposta, uma vez que, as redes sociais do investigado EDUARDO NANTES BOLSONARO foram utilizadas à favor de JAIR MESSIAS BOLSONARO dentro do ilícito modus operandi já descrito.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entretanto, por se tratar de irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos até o momento, bem como das alegações da Defesa de JAIR MESSIAS BOLSONARO da “ausência de intenção de fazê-lo, tanto que vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas”, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo ao réu, entretanto, que, se houver novo descumprimento, a conversão será imediata, nos termos do art. 312, § 1º, do Código de Processo Penal.

Diante do exposto, nos termos do art. 21 do RiSTF, MANTENHO AS MEDIDAS CAUTELARES IMPOSTAS, ressaltando novamente que, dentre elas, INEXISTE QUALQUER PROIBIÇÃO DE CONCESSÃO DE ENTREVISTAS OU DISCURSOS PÚBLICOS OU PRIVADOS. Pelos mesmos fundamentos, REJEITO OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO opostos por JAIR MESSIAS BOLSONARO.

Intime-se e Publique-se.
Ciência à Procuradoria Geral da República.
Brasília, 24 de julho de 2025.

Ministro ALEXANDRE DE MORAES”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sobre as medidas cautelares

Bolsonaro foi alvo de uma operação de busca e apreensão na última sexta-feira (18/7), no âmbito da investigação da suposta tentativa de golpe de estado em 8 de janeiro de 2023. Ação da Polícia Federal aconteceu a pedido do Ministro Alexandre de Moraes, que determinou medidas cautelares contra o ex-presidente, entre elas:

. O uso de tornozeleira eletrônica;

. a proibição de viajar e deixar sua residência de 19h às 6h;

. a proibição do contato com embaixadas e diplomatas;

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

. a proibição do contato com outros réus e investigados;

. a proibição do uso de redes sociais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Lucas Rage

Coordenador de jornalismo da Rádio 98 FM. Formado em Comunicação Social pela Faculdade Fumec. Com passagens pelo Jornal Estado de Minas/Portal Uai, Rock Content e CDL/FM.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Após encontro com Trump, 45% veem Lula mais forte e 30% mais fraco politicamente

PL Antifacção: Derrite propõe nova tipificação penal para punir facções

Defesa de réus do Núcleo 3 nega participação na trama golpista

PL Antifacção: Derrite defende ‘texto duro’ e marco legal contra o crime organizado

Comissão da Assembleia aprova transferência da MGI para a União; texto segue para 2º turno

Líder da oposição diz que Câmara deve votar anistia até o fim do ano

Últimas notícias

Cúpula dos Povos traz demandas e reivindicações da sociedade à COP30

Modelo KISS: um método simples para validar produtos e decisões

Endividamento no Brasil: como sair das dívidas e recuperar o controle financeiro

Moda e Economia Criativa: a força que move o Brasil de dentro pra fora

Transformação Digital Humanizada: o novo papel do RH na era da IA

Senior Living: o novo jeito de morar para quem quer envelhecer com qualidade de vida

O Efeito Pigmalião: quando acreditar em alguém muda o resultado

Ata do Copom muda o tom e mercado já projeta corte de juros

Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café