O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na noite desta sexta-feira (1°/8), nas redes sociais, que sempre esteve aberto ao diálogo, no contexto da tarifa imposta por Donald Trump sobre produtos brasileiros. A declaração soa como resposta ao presidente estadunidense, que, horas antes, disse que Lula pode ligar para ele “quando quiser”.
O petista também rebateu as críticas de Trump sobre as autoridades brasileias. Mais cedo, o americano afirmou que “as pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”. Em resposta, Lula declarou que “quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições”.
“Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”, publicou o petista.
Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano.
— Lula (@LulaOficial) August 1, 2025
Os discursos ocorrem em meio ao embate político-econômico entre Brasil e Estados Unidos. Na última quarta-feira (30/7), o governo Trump aplicou o tarifaço de 50% sobre mercadorias brasileiras. Além disso, sancionou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, com a Lei Magnitsky.