O Governo de Minas realiza, nesta segunda-feira, data em que se comemora o Dia do Estudante, a busca ativa escolar, com o objetivo de combater a evasão escolar. A ação acontece em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino.
Desde 2019, a Secretaria de Educação conseguiu o retorno de milhares de alunos infrequentes ou em situação de abandono. Em 2023, pro exemplo, cerca de 68 mil estudantes retornaram às salas de aula. Em 2024, o número subiu para 98 mil. Somente em 2025, aproximadamente 45 mil alunos já retomaram os estudos.
“Hoje, onze de agosto, é o dia onde a gente faz todo um trabalho mais intensificado com a comunidade, com os próprios estudantes, os profissionais da escola. A gente mostra pro estudante que está infrequente a necessidade dele retomar seus estudos. Nessa abordagem, claro, que vem também um contato com as famílias, vem também com o próprio aluno em sala de aula, pois a evasão começa já talvez pelo desinteresse dos alunos pela pelas matérias”, explicou a Subsecretária de Articulação Educacional, Cláudia Lara.