PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Hospital da Baleia é escolhido para campanha ‘Alerta Lilás’ em Minas

Siga no

Compartilhar matéria

O Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, foi escolhido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) como sede do lançamento oficial da Campanha Alerta Lilás no Estado. A iniciativa reforça a importância da prevenção da violência contra a mulher, com foco na escuta atenta, no acolhimento, na orientação e no fortalecimento da rede de apoio, além de ampliar o acesso a informações sobre direitos e serviços especializados.

Segundo a gerente assistencial de internação do Hospital da Baleia, Cíntia Lloyd, a escolha se deu pelo perfil da instituição — 100% dedicada ao atendimento pelo SUS, com a maioria dos pacientes e 78% do quadro de colaboradores formado por mulheres. “A informação é o que muda o cenário. Nosso papel é capacitar profissionais para identificar sinais de violência e orientar as vítimas, antes que o caso evolua para o feminicídio”, afirma.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No ambiente hospitalar, a detecção dos casos ocorre a partir de sinais físicos e comportamentais, como traumas, fraturas ou tentativas de autoextermínio. Muitas vezes, o agressor acompanha a vítima e tenta mascarar a situação. “Quando o profissional é capacitado para fazer uma escuta ativa, conseguimos perceber pedidos de ajuda que, às vezes, estão apenas no olhar”, explica Cíntia.

O protocolo adotado pelo hospital inclui isolamento da vítima em relação ao agressor, troca de leito e até alteração do registro interno para impedir que seja localizada. Em casos graves, forças policiais, Defensoria Pública e Ministério Público são acionados imediatamente. Totens com QR Codes, cartilhas e informações nos televisores internos reforçam a divulgação dos canais de denúncia e explicam os diferentes tipos de violência — física, sexual, patrimonial e psicológica.

Casos recentes atendidos pelo hospital evidenciam a gravidade do problema. Uma paciente, por exemplo, pulou do segundo andar para escapar do companheiro armado com uma faca. Outra chegou em estado gravíssimo, com todos os dentes arrancados e ferimento a bala no braço. “Essas histórias mostram que a violência contra a mulher está ao nosso lado. Precisamos falar sobre isso, para que as vítimas saibam que não têm que se submeter e que existe rede de apoio pronta para ajudá-las”, ressalta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O objetivo da campanha, segundo Cíntia, é reduzir casos de feminicídio em Minas Gerais por meio da informação e do acolhimento. “Queremos mulheres orientadas, colaboradoras e lideranças capacitadas e, principalmente, que as vítimas conheçam seus direitos e saibam como agir diante de uma situação de violência. Informação salva vidas”, conclui.

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Minas amplia diagnóstico da hanseníase com testes moleculares inéditos na rede pública

Conta de luz da Cemig ganha novo código de identificação em 2026; veja onde encontrar o seu

Bebê de 1 mês engasgado é salvo por policiais militares no Sul de Minas Gerais

Seis novos radares começam a multar nesta terça-feira no Sul de Minas

PRF intercepta ‘farmácia ilegal’ e iPhones 17 sem nota fiscal na BR-381

Voo direto entre Uberaba e Guarulhos conecta Triângulo ao maior hub do país 3 vezes por semana

Últimas notícias

Spindel garante ‘foco’ do Cruzeiro em títulos em 2026: ‘o primeiro é o Mineiro’

Metrô de BH vai paralisar seis estações nos fins de semana de janeiro; entenda

Multiplan anuncia venda de fatia do BH Shopping por R$ 285 milhões

Com tarifaço de Trump, exportações para EUA caem 6,6% em 2025

EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles

Indicação de Fernanda Torres ao Oscar está entre as mais inspiradoras do século 21, diz ‘Variety’

Brasileiros publicam maior estudo já feito no mundo sobre sequelas do zika

Saldo da balança comercial tem recorde em dezembro mas encolhe em 2025

Diretor do Atlético revela status de negociações com Juninho Capixaba e Maycon