Moradores e funcionários de empresas localizadas no bairro Esplanada, região Leste de Belo Horizonte, temem ter suas motos furtadas a qualquer momento do dia. Vídeos registrados na rua Tulipa e na avenida dos Andradas mostram que crimonosos furtam os veículos à luz do dia e levam menos de dois minutos para cometer os crimes.
À reportagem da 98, uma funcionária que prefere não se identificar conta que os furtos de motos na região são comuns. Segundo ela, os trabalhadores passam o dia preocupados de que, quando saírem, podem ter tido seus veículos levados.
“A região aqui é bem movimentada e mesmo assim não se intimidam [os ladrões]. Quem tem moto trabalha com medo, amedrontados, tentam colocar cadeados nas motos, mas sempre com receio de sair e não encontrar a moto”, conta a mulher.
Uma faixa de alerta aos ladrões de motos chegou a ser colocada em um ponto do bairro numa tentativa de tentar impedir novos crimes por lá. A mensagem diz que dois responsáveis pelos furtos foram pegos. “Senhor ladrão de moto, bom dia, boa tarde. Tome bastante cuidado, estamos de olho em vocês. Já pegamos dois de vocês”, diz o texto.

Um dos vídeos recebidos pela reportagem é de 10 de junho. Nas imagens, é possível ver que dois homens chegam à rua Tulipa numa moto. Eles encostam perto de um estacionamento lotado de motocicletas e começam a agir. Enquanto um deles rompe a segurança da moto encostada, o outro dá cobertura. A dupla deixa o local com a moto furtada em menos de 2 minutos. O crime ocorreu às 10h56.
No registro mais recente, flagrado por câmeras de segurança nesta quinta (14/8), é possível ver ação semelhante por parte dos criminosos. Eles chegam juntos numa moto, encostam perto de um estacionamento de motocicletas e levam menos de dois minutos para furtá-la. Nem mesmo a movimentação de carros na avenida dos Andradas impede a ação criminosa que, novamente, não passa de dois minutos.
A testemunha ouvida pela reportagem relata ainda que as motos alvo dos criminosos são, geralmente, semelhantes. Ela conta que a dupla vista nas imagens costuma chegar aos locais usando uma moto com baú.
A 98 procurou a PM e aguarda posicionamento referente aos furtos na região Leste de BH. O texto será atualizado tão logo uma resposta seja recebida.