Siga no

Freakonomics e A Ascenção do dinheiro (Reprodução)

Freakonomics e A Ascenção do dinheiro (Reprodução)

Compartilhar matéria

No Visão Macro de hoje, vamos falar sobre alguns documentários e filmes que ajudam a entender melhor os processos econômicos ao longo do tempo. Alguns deles fazem isso de forma didática, outros até com um tom mais leve ou cômico.

O primeiro é “Real: O Plano por Trás da História”, que retrata os bastidores do Plano Real e todo o desenho elaborado para enfrentar a hiperinflação que assolava o Brasil desde os anos 80. É um filme essencial para compreendermos a importância de planos bem estruturados, com âncoras monetárias e fiscais, além do respeito ao câmbio livre. Tem muito a nos ensinar, inclusive para o cenário atual.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outro destaque é “Inside Job”, que mergulha na crise de 2008. O documentário mostra como excessos e má gestão de riscos no sistema financeiro levaram ao colapso que ainda reverbera na economia mundial.

Em seguida, temos “Freakonomics”, baseado no livro de mesmo nome. Com uma linguagem divertida e fora do comum, o filme explora questões inesperadas do processo econômico que normalmente não paramos para pensar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outro título é “A Ascensão do Dinheiro”, documentário inspirado na obra de Niall Ferguson. Ele mostra como o desenvolvimento do dinheiro influenciou o progresso da sociedade até o século XXI.

Vale mencionar também “Commanding Heights”, dividido em três episódios. A produção narra a história econômica da segunda metade do século XX, passando pela reconstrução do pós-guerra, a consolidação do Estado de bem-estar social e as crises do capitalismo e do socialismo. É um documentário atualíssimo, pois coloca em pauta a geoeconomia e os rearranjos industriais e geopolíticos que ainda vivemos hoje, inclusive nas disputas comerciais e tarifárias envolvendo os Estados Unidos.

Por fim, uma obra mais leve: “O Homem que Mudou o Jogo” (Moneyball). Apesar de contar a história de um time de beisebol, o filme mostra como o uso de estatísticas e análises matemáticas pode transformar resultados. A lógica aplicada ao esporte poderia, com o mesmo rigor, inspirar políticas públicas mais eficientes — baseadas em evidências, testes e dados, e não apenas em ideias soltas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essas são algumas sugestões de filmes e documentários que, cada um a seu modo, ampliam nossa compreensão sobre economia e finanças.

Compartilhar matéria

Siga no

Gustavo Andrade

Mestre em Economia pela UFMG (ênfase em microeconometria e finanças), com extensão pela London School of Economics. É docente em Economia e Finanças em faculdades renomadas, além de ter atuado ativamente como gestor e estrategista de portfólios desde 2013. Atualmente, além da docência em magistério superior, também atua como gestor de risco da Virtus Nexus Asset Management.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Foto de perfil: o cartão de visita no LinkedIn

Consórcio não é investimento: entenda as diferenças

Do clique ao emprego: como a tecnologia influencia sua carreira

Geração Z pede demissão em massa: 30% deixaram o emprego em 6 meses

Mais que vendas, corretores entregam sonhos e transformam vidas

Taxa das blusinhas: o impacto real no bolso do consumidor

Últimas notícias

Após denúncias, Felca afirma ter ficado sem renda

MGS abre 200 vagas em novo processo seletivo

Padeiro e dono de padaria são indiciados por torta estragada que matou uma pessoa em BH

Eduardo Suplicy é internado com arritmia cardíaca no Rio de Janeiro

IPCA-15 registra primeira deflação desde 2023 e surpreende mercado

Mercado livre de energia avança no Brasil, e Cemig lidera expansão

Atlético libera ‘atestado’ a torcedores para o clássico na Copa do Brasil

Dois jogadores deixam o DM e iniciam transição no América

Fim do check-in às 15h e check-out às 11h? Projeto quer vetar diárias menores que 24 horas em Minas