O ritmo nordestino que “faz milagre acontecer” agora tem uma data própria em Belo Horizonte. O prefeito Álvaro Damião (União) publicou, nesta quinta-feira (28/8), uma lei que institui o Dia Municipal do Forró em BH.
A data será celebrada em 13 de dezembro, dia do aniversário de Luiz Gonzaga, o “pai do baião”. O ritmo, que tomou conta da capital mineira, reúne centenas de apaixonados de domingo a domingo em diversos pontos da cidade.
A lei é originária do Projeto de Lei 276/2025, do vereador Edmar Branco (PCdoB). “Em Belo Horizonte, o forró reúne milhares de admiradores e praticantes, movimentando a cena cultural com festas, apresentações, festivais e encontros de dança, promovendo a convivência, a diversidade e a identidade cultural. Destaca-se inclusive o ‘Arraial de Belô’, que é um dos mais importantes eventos de quadrilhas juninas do sudeste brasileiro”, justificou o parlamentar.
“Instituir o Dia Municipal do Forró é reconhecer a relevância dessa manifestação artística como patrimônio imaterial da nossa sociedade, fortalecendo as políticas de valorização da cultura popular e incentivando ações que estimulem a preservação das tradições e o acesso democrático à cultura”, continuou ele.