Uma onça-parda de 2 anos foi capturada sexta-feira (29/08) na região da Estação Ecológica de Fechos, em Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte. Batizada de Catarina, a fêmea será monitorada por satélite como parte do programa de acompanhamento da fauna local.
O felino apresentou excelente estado de saúde e foi solto em seu habitat natural. A ação foi realizada por meio de uma parceria entre o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, a empresa Prime Consultoria e a Superintendência do Ibama em Minas Gerais.
Com a inclusão de Catarina, o programa passa a acompanhar oito animais via satélite: quatro lobos-guarás, duas jaguatiricas e duas onças-pardas. O objetivo é compreender a dinâmica de ocupação territorial dessas espécies carnívoras, situadas no topo da cadeia alimentar, em uma região marcada por intensas transformações ambientais.
Joaquim Silva, biólogo coordenador do programa de monitoramento, disse que a captura da onça-parda foi uma ação cuidadosamente planejada. A equipe realizou uma investigação prévia dos ambientes, selecionando áreas com maior propensão de ocorrência da espécie.
“Também avaliamos locais com relatos de possíveis ataques a animais domésticos. Neste caso específico, após verificação técnica, confirmamos a possibilidade real de presença do animal”, afirma o coordenador. “A ação é ativa e proativa, praticamente inédita em sua abordagem, e conta com apoio institucional de órgãos como o Ibama e o IEF”, finalizou.