Cruzeiro anuncia Kauã Morais em meio a atrito com o Athletico-PR

Siga no

Lateral assinou com o Cruzeiro até 2030 (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Compartilhar matéria

O Cruzeiro acertou mais um reforço para a temporada. Nesta terça-feira (2/9), o clube anunciou a contratação do lateral-direito Kauã Morais, de 18 anos, que estava no Athletico-PR. O jogador chega em definitivo ao Cruzeiro, com contrato válido até 2030.

Clique aqui e veja a publicação do Cruzeiro nas redes sociais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 2025, Kauã disputou 16 partidas com a camisa do Furacão, sendo titular em 15 delas. Pelo Athletico, o lateral marcou dois gols e deu uma assistência. Apesar da pouca idade, ele pode ganhar oportunidades com Leonardo Jardim, já que Fagner sofreu uma fratura na perna direita e só deve retornar no fim da temporada, enquanto William, titular da posição na Raposa, vem sendo poupado pelo treinador para controle de carga.

Negociação ‘polêmica’

A chegada de Kauã Morais ao Cruzeiro gerou polêmica nos bastidores do futebol. O Athletico-PR, clube de origem do jogador, se disse lesado na negociação e afirmou que o Cruzeiro descumpriu um acordo firmado anteriormente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Kauã chegou ao Athletico-PR no início do ano para integrar o elenco sub-20, mas recebeu oportunidades no time profissional. Com isso, o Furacão adquiriu 70% dos direitos econômicos do atleta e iniciou negociações para renovar seu contrato, prevendo um reajuste salarial.

Paralelamente às conversas de renovação, o Athletico-PR foi procurado pelo Cruzeiro por meio do diretor de futebol Paulo Pelaipe, que manifestou interesse na contratação de Kauã. Após as tratativas, os clubes acordaram que o Furacão renovaria o contrado do jogador. O Cruzeiro só poderia contratar o atleta em 2026 e para isso, não precisaria pagar a multa recisória.

No entanto, pouco tempo depois, o Cruzeiro pagou a multa da recisão do lateral, no valor de pouco mais de R$ 10 milhões, e contratou o jogador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Athletico informou que “buscará a devida reparação de seus direitos nas instâncias competentes”.

Leia a nota do Athletico na íntegra:

O Club Athletico Paranaense informa que, no dia 29 de agosto, recebeu notificação extrajudicial do atleta Kauã Moraes da Silva, comunicando a rescisão unilateral de seu contrato, sem justa causa, mediante o depósito da multa rescisória.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Athletico recorda que o atleta chegou ao clube proveniente do Palmeiras, em operação gratuita que resultou na partilha de 50% dos direitos econômicos. Em processo de valorização, e já integrado à equipe principal, o CAP iniciou tratativas para reajuste salarial e renovação contratual.

Ainda durante essas negociações, em 10 de julho, o clube exerceu a opção de compra de mais 20% dos direitos econômicos junto ao Palmeiras, passando a deter 70% da participação sobre o atleta. Paralelamente, estavam em curso conversas com o atleta e seus representantes, vinculados à empresa Roc Nation Sports Brazil Ltda., acerca das condições da renovação contratual, incluindo remuneração, prazos e comissões.

Ainda em julho, o Athletico Paranaense recebeu um contato da SAF do Cruzeiro, através de seu Diretor de Futebol, Paulo Pelaipe, manifestando o interesse na contratação do atleta. Após este contato, o assunto foi direcionado ao Presidente Mario Celso Petraglia, que conduziu as tratativas junto ao vice-presidente da SAF do Cruzeiro, Pedrinho Júnior, manifestando interesse no atleta e assegurando que não haveria o depósito da multa rescisória. Em contrapartida, foi prometido pelo Athletico que a SAF do Cruzeiro teria prioridade em eventual negociação na próxima janela de transferências.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No dia 21 de agosto, foi alcançado consenso entre as partes para a renovação contratual do atleta, com as minutas contratuais em fase final de revisão para assinatura.

Diante desse contexto, o Athletico repudia a conduta dos envolvidos, que, valendo-se de forma oportunista de um dispositivo legal, ignoraram que a renovação contratual já havia sido acordada entre as partes e se encontrava em fase final de formalização. Tal atitude representa o descumprimento da palavra empenhada e o desrespeito às negociações em curso. O clube, por fim, informa que buscará a devida reparação de seus direitos nas instâncias competentes.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Cruzeiro

‘Pacotão’ de reforços e despedida sem torcida : relembre a última passagem de Sampaoli no Atlético

Fechado com o Galo, Sampaoli desembarca em BH nesta quarta-feira; veja vídeo

Samuel Venâncio: Lautaro no Santos e Kauã Moraes no Cruzeiro

Cruzeiro inicia vendas de ingressos para a final do Brasileirão Feminino contra o Corinthians

CBF celebra marcas de Casemiro, Marquinhos, Paquetá e Richarlison pela Seleção

Sampaoli retorna ao Atlético com comissão técnica de confiança; veja quem são

Últimas notícias

Julgamento da trama golpista: veja o que houve de mais relevante no 2° dia

Um dedo de prosa e café ‘quentin’ estão de volta ao coração de BH; Café Nice já tem data para reabrir

Defesa de ex-ministro diz que houve tentativa de ‘demover Bolsonaro de qualquer medida de exceção’

Belo Horizonte ganha ‘Dia do Combate à Cristofobia’

Radiohead volta aos palcos com turnê na Europa após sete anos de hiato

Defesa de Bolsonaro compara julgamento ao caso Dreyfus; entenda

Por que sua imagem vale mais do que você imagina

Setembro Amarelo: falar pode salvar vidas

Bandeira vermelha: por que sua conta de luz subiu