O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), vota nesta quarta-feira (10/9) pela condenação ou absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados de tentativa de golpe de estado.
A sessão terá início às 9h e será transmitida ao vivo pelos canais do STF. Nessa terça-feira (9/9), Fux sinalizou divergências em relação ao voto do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
Após Moraes avisar aos ministros que analisaria os pedidos preliminares das defesas e, em seguida, iniciaria seu voto, sem submetê-los aos demais integrantes da Primeira Turma, Fux disse que vai se manifestar de forma separada sobre os questionamentos dos advogados dos réus.
Os dois magistrados então sinalizam posicionamentos que antecipam lados opostos na votação das questões processuais. Moraes e Flávio Dino votaram pela condenação dos réus, sendo eles:
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República; Alexandre Ramagem; ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Almir Garnier; ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal; Augusto Heleno; ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; Walter Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022 e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.