O trânsito no trecho da avenida Cristiano Machado localizado entre a avenida Vilarinho e a rodovia MG-10 será alterado pelos próximos três anos. Nesta quarta-feira (10/9), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apresentou detalhes da obra que erguerá uma trincheira e duas novas pistas no local.
As intervenções vão ocorrer em frente ao Shopping Estação BH, no Vetor Norte da capital, e deverão custar cerca de R$ 160 milhões. Os recursos serão retirados do Fundo de Mobilidade Urbana (FMU).
De acordo com a PBH, a trincheira terá cerca de 780 metros. O projeto também inclui um boulevard próximo à Catedral Cristo Rei, uma pista de aceleração na interseção com a Vilarinho e o alargamento do viaduto sobre a linha do metrô.
Prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União) garantiu que a obra não será paliativa. “O que começa agora é uma obra estruturante, e a gente pede à população que tenha ainda mais paciência com os impactos no trânsito”, disse. A previsão é de que as intervenções durem 1.080 dias.
“A gente não vai resolver um problema só de Belo Horizonte com essa trincheira, mas da Região Metropolitana. Serão mais pistas de rolamento e não haverá esse pare e siga infernal de hoje depois das obras. O ganho de tempo nos deslocamentos será imensurável”, justificou o prefeito.
A obra inclui ainda ajustes geométricos e melhorias na infraestrutura urbana, como drenagem, pavimentação, iluminação e paisagismo. Os trabalhos serão supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
Sobre as alterações
Medidas já estão sendo tomadas para minimizar o impacto na avenida Cristiano Machado, incluindo desvios de trânsito e instalação de faixas e placas com indicações de trajetos.
Principais alterações
- Interdição parcial: A avenida Cristiano Machado terá interdição parcial nos dois sentidos, entre as avenidas Vilarinho e Dom Pedro I, com tapumes delimitando as obras. Haverá faixa liberada ao trânsito nos dois sentidos.
- Fechamento de retornos: Serão fechados os dois retornos centrais na avenida Cristiano Machado, próximos à rua Iúca e após o estacionamento do Shopping Estação.
- Mudanças de circulação em ruas adjacentes: rua Padre Pedro Pinto (entre rua Álvaro Camargos e av. Dom Pedro I) passará a ter mão dupla; rua Aldemiro Fernandes Torres (em frente ao Hospital Risoleta Neves) terá trechos em mão única e mão inglesa; rua das Gabirobas operará em mão única até a entrada do pronto-socorro do Hospital Risoleta Neves; e rua Malibu passará a operar em mão dupla.
Transporte coletivo
As linhas municipais 65, 67, 68, 702 e 6350, e as metropolitanas 415R, 501C, 505H, 506C, 511C, 515R terão os itinerários alterados para maior fluidez. Pontos de ônibus também serão remanejados ou desativados ao longo da avenida Cristiano Machado:
- Será remanejado o ponto de ônibus do Hospital Risoleta Tolentino Neves, na Rua Aldemiro Fernandes Torre, que passa a operar logo à frente, na Avenida Pedro I.
- Serão desativados os pontos de ônibus na Avenida Cristiano Machado, 11010, 11338,11586 e 11936. Os passageiros devem realizar o desembarque na Av. Cristiano Machado, 10732 ou na Estação Vilarinho.