O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (12/9) que o suposto atirador responsável pela morte do ativista conservador Charlie Kirk foi detido.
“Acredito, com alto grau de certeza, que o temos sob custódia”, disse Trump em entrevista à Fox News. “Acho que estamos em ótima situação. Ele está sob custódia.”
Segundo Trump, a prisão ocorreu após uma pessoa próxima ao suspeito ter feito uma denúncia. “Essencialmente alguém muito próximo dele o entregou”, afirmou.
O caso
Charlie Kirk foi morto na quarta-feira (10) durante um evento ao ar livre na Utah Valley University. O FBI divulgou na quinta-feira imagens de baixa qualidade de uma “pessoa de interesse”, além de um vídeo que mostrava um homem fugindo após pular do telhado de onde os disparos foram feitos.
Declaração de Trump
Trump disse que recebeu a informação da prisão poucos minutos antes da entrevista e ponderou que “alguns detalhes ainda estão sujeitos a mudança”. “Os fatos são os fatos. Temos a pessoa que acreditamos ser a que estamos procurando. Mas eles dirigiram até a sede da polícia, e ele está lá agora”, afirmou.
O presidente também declarou esperar que o suspeito receba a pena máxima. “Espero que ele receba a pena de morte.”
Próximos passos
As autoridades devem realizar uma coletiva de imprensa para dar mais detalhes sobre a investigação e confirmar a identidade do suspeito. Até o momento, nem o FBI nem a polícia local anunciaram oficialmente a prisão.