O inverno está chegando ao fim, mas o frio já foi embora há algum tempo em Belo Horizonte. Nos próximos dias, BH pode bater recorde de calor, já que a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica a máxima de 35ºC para segunda-feira (22/9). Até o momento, o dia mais quente do ano foi 14 de março, quando a capital mineira registrou 34,6ºC.
Meteorologista do Inmet, Lizandro Gemiacki explica que o “calorão” será intenso em boa parte do estado, mas que ele tem data de validade.
“A partir de sábado e domingo a gente deve ter um forte aquecimento em grandes áreas do estado. Não ainda o suficiente para ser caracterizado como onda de calor, mas vai ficar muito quente, com temperaturas de 3ºC a 5ºC acima da média do mês”, conta, em conversa com a Rede 98.
“Essa condição de tempo deve durar, pelo menos, até segunda e, na terça, a gente tem um rápido avanço de uma frente fria que vai causar chuvas e tempestades em várias regiões do estado. Por isso, a temperatura na terça e quarta-feira deve cair significativamente”, continuou.
Previsão do tempo em BH
Nesta sexta-feira (19/9), o tempo será de sol entre nuvens durante o dia e aumento da nebulosidade à noite. A temperatura mínima fica em 16°C e a máxima prevista é de 31°C, com umidade variando de 25% a 80%.
No sábado (20/9), o céu permanece encoberto, com possibilidade de chuvisco à tarde. Os termômetros marcam entre 16°C e 32°C, e a umidade relativa do ar sobe, indo de 35% a 90%.
O domingo (21/9) será abafado: mínima de 16°C e máxima de 34°C, com muitas nuvens e chance de chuva isolada. A umidade vai de 20% a 90%.
Na segunda-feira (22/9), o calor aumenta e a máxima pode chegar a 35°C, enquanto a mínima será de 16°C. O dia terá muitas nuvens e possibilidade de pancadas isoladas de chuva. A umidade fica entre 20% e 70%.
Já na terça-feira (23/9), o céu fica encoberto, com previsão de chuva isolada e declínio da temperatura máxima para 30°C, com mínima de 19°C. A umidade varia de 35% a 90%.