Passageiros do Metrô BH relataram nesta segunda-feira (22/6) que enfrentaram viagens mais lentas e tempo de deslocamento acima do habitual durante o início da operação da nova sinalização implantada na Linha 1.
Uma passageira relatou à Rede 98 que embarcou em um trem na estação Vilarinho por volta das 8h20 e chegou à estação Central apenas às 9h07, um percurso que em dias normais dura 25 minutos.
Durante o trajeto, passageiros também relataram que foram emitidos avisos pelos alto-falantes informando que os trens estavam circulando em velocidade reduzida e realizando paradas mais prolongadas.
As mensagens indicavam que a operação estava sendo impactada por um procedimento realizado no sistema durante o fim de semana.
Metrô atribui lentidão a fase de ajustes
Em nota enviada à Rede 98, o Metrô BH informou que os problemas se devem à implantação do novo sistema de sinalização entre as estações Vilarinho e Horto Florestal, que foi concluída no final de semana e manteve nove estações fechadas no sábado (22/6) e domingo (21/6).
A concessionária explicou que, em sistemas de alta complexidade, é comum a ocorrência de ajustes operacionais nos primeiros dias de funcionamento, em razão da fase de estabilização da tecnologia.
Segundo a empresa, essas ocorrências estão sendo monitoradas de forma contínua pelas equipes técnicas e não comprometem os padrões de segurança da operação, nem geram impactos relevantes no intervalo entre as viagens.
A operadora acrescentou ainda que equipes de manutenção e fornecedores seguem acompanhando o desempenho do sistema em tempo integral, atuando rapidamente na identificação e correção de eventuais falhas.
