Sobremesa que refresca e conquista paladares ao redor de todo o mundo, o sorvete ganhou, no Brasil, uma data para chamar de sua! Nesta terça-feira, 23 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Sorvete, data criada em 2002 pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) para estimular o consumo e a produção da sobremesa no país.
Em Minas Gerais, a produção do doce é uma verdadeira potência: são cerca de 2 mil fabricantes distribuídos em seus 853 municípios, sendo 98% deles micro e pequenas empresas. A diversidade de sabores, o uso de ingredientes regionais e a qualidade das receitas têm garantido reconhecimento nacional às marcas mineiras.
“O sorvete mineiro é diferente e é de qualidade. O fabricante do Estado tem investido cada vez mais em inovação e diversificação, muitas vezes utilizando ingredientes regionais e criando receitas autorais que já se tornaram diferenciais competitivos”, destaca Sávio Gregório, diretor financeiro do Sindicato da Indústria de Sorvetes do Estado de Minas Gerais (SindSorvete-MG).
Em 2023, o consumo per capita do brasileiro chegou a 7,7 litros de sorvete por ano. O mercado avançou 8,5% no período, superando a projeção inicial de 5%. Para 2025, a expectativa da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes é de novo crescimento de 5%.
Distribuição de sorvete em BH
Para marcar o Dia Nacional do Sorvete, o SindSorvete-MG promove nesta terça-feira (23/9) a distribuição de 7 mil picolés no Mercado Central de Belo Horizonte, um dos principais cartões postais da capital mineira.
A ação será realizada das 13h às 15h, em parceria com as empresas Gellak, Sol&Neve, Sorvetes Galato, Skiju e Açaí Paneiro. Os picolés serão oferecidos ao público por meio de carrinhos volantes espalhados pelo espaço.
“A presença no Mercado Central, um dos principais polos gastronômicos e culturais de Minas, é simbólica. É a voz dos fabricantes de sorvete do Estado, mostrando a força do setor e a relevância da nossa indústria”, afirma Gregório.