A saudosa rainha do rock brasileiro será homenageada nesta quinta-feira (25/9) com a exibição do documentário “Ritas”, na Praça da Liberdade. A obra mostra as diversas facetas de Rita Lee: poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa.
A atração faz parte da mostra de cinema CineBH, que está em sua 19ª edição. O documentário será exibido ao ar livre, a partir das 20h.
Em “Ritas”, a vida pessoal de Rita e seu processo criativo são desvendados, revelando, assim, seu talento musical e sua capacidade de metamorfose no palco. A própria Rita guia a narrativa em entrevistas concedidas durante toda a sua carreira e depoimentos recentes e inéditos.
A obra tem direção de Oswaldo Santana, sendo este seu primeiro trabalho à frente de um longa metragem. Ele já trabalhou como editor para os principais diretores de São Paulo, assinando a montagem de projetos como: “Tropicália”, “Bruna Surfistinha”, “Trinta”, “Natimorto”, “Ginga”, “PSI” (HBO), “Spectros” (Netflix), “Santo Maldito” (Disney+) e “Turma da Mônica – A Série” (Globoplay).
CineBH
A Mostra CineBH nasceu em 2007 no bairro de Santa Tereza, um dos mais tradicionais redutos culturais da capital mineira, e foi responsável pela reabertura do Cine Santa Tereza, cinema de bairro fundado em 1944 e desativado desde 1980.
A mostra foi o primeiro evento de gestão independente a ocupar o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, a instalar um cinema na praça no bairro Santa Tereza, a estabelecer parcerias com coletivos de produção audiovisual e a dar visibilidade para a produção independente realizada por amadores e comunidades da Grande BH.
Neste ano, a CineBH se estende até 28 de setembro e ocupa 10 espaços da capital mineira – Fundação Clovis Salgado (Cine Humberto Mauro, Teatro João Ceschiatti, Sala Juvenal Dias, Jardim Interno, Jardim do parque), Casa da Mostra, Cine Santa Tereza, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro de Câmara, Una Cine Belas Artes, Teatro Sesiminas, Salas de Cinema Minas Tênis Clube e Praça da Liberdade.