PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Padilha determina notificação de casos de intoxicação por metanol e explica sintomas

Siga no

Desde o início de setembro, dez casos foram confirmados, incluindo três óbitos (José Cruz/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta terça-feira (30/9) ter determinado a notificação imediata de novos casos de intoxicação por metanol.

Desde o início de setembro, dez casos foram confirmados, incluindo três óbitos – todos no estado de São Paulo. As intoxicações foram reportadas após o consumo de bebidas contaminadas pelo produto, que é altamente tóxico para o ser humano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Essa notificação imediata é um canal direto com o que nós chamamos de Cievs [Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde] em cada um dos estados. O ministério acompanha esse trabalho diariamente”, explicou.

Em coletiva de imprensa ao lado do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, Padilha destacou que a notificação deve ser feita em qualquer caso de suspeita de intoxicação por metanol. “Não precisa aguardar o fechamento do diagnóstico para fazer a notificação”.

“Qualquer pessoa que procure um serviço de saúde relatando sinais e sintomas e que tem uma história de ingesta de bebida alcoólica, sobretudo de origem não conhecida. Não é uma coisa que ela comprou e abriu em casa, viu o lacre. Em geral, é em um ambiente comercial fora de casa, uma festa de outra pessoa, um ambiente de lazer. Já é um caso suspeito e já deve ser notificado.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sintomas

Padilha explica que os primeiro sintomas após a ingestão de bebidas com metanol é uma dor intensa e alteração na visão.

“Muitas vezes, quando alguém bebe, sente queimação ou azia, algo semelhante à ressaca. No caso da intoxicação por metanol, pode até haver essa sensação também, mas o que chama mais atenção é justamente a dor”, reforçou.

“Outro sintoma importante é a alteração visual. Isso acontece porque o metanol, ao ser ingerido, passa pelo estômago e intestino, é absorvido pelo fígado e metabolizado. Nesse processo, são liberadas substâncias extremamente nocivas ao sistema nervoso central, como o ácido fórmico e o formaldeído. Diferente do álcool presente nas bebidas comuns, esses metabólitos atacam o sistema nervoso central e, em especial, o nervo óptico, localizado no fundo da retina, muito próximo ao cérebro”, continuou o ministro.

P”or isso, as pessoas podem começar a perceber alterações visuais, como flashes de luz, pontos luminosos e, em casos graves, até perda da visão. Esses efeitos não aparecem imediatamente: podem surgir 12 ou até 24 horas após o consumo da bebida contaminada”, acrescentou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Números

De acordo com o ministro, em apenas um mês, foi registrada quase a metade dos casos de intoxicação por metanol contabilizados todos os anos. A série histórica da pasta indica cerca de 20 casos por ano notificados por profissionais de saúde via Sistema Único de Saúde (SUS).

“Quando a gente puxa para o mês de agosto, chegamos a 17 casos notificados de intoxicação suspeita por metanol. Em alguns, está sendo concluída a investigação. Se a gente pegar agosto e setembro, temos mais ou menos o que aconteceria no ano como um todo: 20 casos notificados. Além disso, concentrado em um estado da federação.”

“De fato, nós estamos com uma situação anormal, diferente de tudo o que a gente tem na nossa série histórica”, completou o ministro.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Após audiência de custódia, STF mantém prisão de Bolsonaro

STF suspende ações de indenizações por atraso e cancelamento de voos

Após ser preso, general Heleno diz que convive com Alzheimer desde 2018

COP30 consolida novo patamar do turismo no Brasil, avalia Sabino

Motoristas de aplicativo caíram no ‘conto do vigário’, diz Sakamoto

Black Friday: existe melhor horário para compras? Pesquisa mostra que sim

Últimas notícias

Lateral-direito Mariano se despede do América nas redes sociais

Atlético vence o São Paulo e sai na frente nas semifinais da Copa do Brasil Sub-20

‘O Agente Secreto’ entra em lista de melhores do ano do The Wall Street Journal

Moraes manda Bolsonaro explicar uso de celular por Nikolas em visita

CBF apresenta regras do Fair Play Financeiro no Brasil

Membros da Guarda Nacional dos EUA são baleados perto da Casa Branca; uma pessoa é presa

Próximo adversário: Cruzeiro venceu o Ceará fora de casa apenas uma vez na história

Sampaoli mira grande reformulação no Atlético para 2026

Novo ‘Esqueceram de Mim’? Macaulay Culkin dá ideia para continuação