Mineiro que é mineiro não começa o dia sem o tradicional cafezinho. Nesta quarta-feira (1°/10), a bebida que é um verdadeiro patrimônio da nossa cultura ganha destaque em todo o mundo com a celebração do Dia Internacional do Café.
A data foi instituída em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC), com o propósito de unificar as comemorações em todo o mundo e valorizar a importância dessa bebida tão presente no cotidiano das pessoas.
Mais do que um hábito diário, o café é celebrado como produto agrícola de relevância global, símbolo de hospitalidade e convivência social, além de ser peça fundamental para a economia de dezenas de países.
E para mostrar a força de Minas Gerais nesse cenário, a Rede 98 listou cinco cafés premiados produzidos no estado. Veja abaixo!
Cafés premiados em Minas Gerais
Sanglard Cafés Especiais
O Café Sanglard, produzido na Fazenda Serra do Boné, em Araponga, Minas Gerais, conquistou em 2024 o título de melhor café do mundo no Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, realizado em Nova York. O concurso reuniu os melhores cafés de nove países e destacou a qualidade excepcional dos grãos mineiros.
Sítio Campo Azul
O Sítio Campo Azul, localizado na Serra do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, foi eleito em 2024 o melhor café do Brasil no concurso Coffee of the Year, realizado durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte. A premiação recebeu 570 amostras de 13 regiões produtoras do país.
Portilho Cafés Especiais
O Portilho Cafés Especiais, de Luisburgo, na Zona da Mata mineira, conquistou o 3º lugar no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024, na categoria “Arábica”. A premiação, realizada em Brasília, destacou também outro café mineiro, o Doce Cafeína, de Cristina, que ficou em 4º lugar.
Guima Café
O Guima Café, do Grupo BMG, conquistou em 2023 o título de “Best of the Best” na 8ª edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, um dos mais prestigiados do setor. O lote vencedor pertence à cultivar MGS Paraíso 2, desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).
Produzido no Cerrado Mineiro, entre os municípios de Varjão de Minas e Patos de Minas, o Guima Café se destacou por suas características sensoriais. Foi descrito como uma bebida “redonda, saudável e encorpada”, com sabores equilibrados de chocolate, caramelo, açúcar mascavo e amêndoas torradas.
Vila Real
O Café Vila Real, produzido por um agricultor familiar de Sabará, conquistou o título de melhor café de Minas Gerais em 2023 no tradicional Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, realizado pela Emater-MG. Essa foi a primeira vez que um produtor da região metropolitana de Belo Horizonte vence a disputa, que já soma duas décadas de história.
O lote campeão atingiu 91,7 pontos, na categoria Café Natural, em uma escala que vai até 100, segundo os critérios da Associação de Cafés Especiais (SCA), entidade internacional de referência no setor.