Monte Sião, no Sul de Minas, foi alvo de um ataque cibernético que resultou no desvio de recursos públicos nesta semana. Em nota oficial publicada nesta quarta-feira (1°/10), a prefeitura explicou que a invasão ocorreu na última segunda (29/9), quando criminosos acessaram ilegalmente as contas bancárias do município.
De acordo com a administração municipal, tão logo o ataque foi identificado, a Caixa Econômica Federal foi acionada para tentar recuperar os valores desviados. Paralelamente, a prefeitura comunicou a Polícia Militar e a Polícia Federal (PF), que iniciaram investigações para rastrear as transferências e identificar os responsáveis.
“Imediatamente, foram adotadas medidas de segurança, incluindo o bloqueio das contas comprometidas, alteração de senhas de acesso, substituição de discos rígidos dos computadores e demais protocolos de proteção dos sistemas municipais”, esclareceu o Executivo em nota.
Também foi instaurado um procedimento administrativo de sindicância para apurar possíveis responsabilidades internas.
Até o momento, a prefeitura não divulgou o valor exato dos recursos desviados, mas garantiu que todos os órgãos de controle foram informados e que os serviços essenciais à população seguem funcionando normalmente.
Na terça-feira (30/9), equipes da Advocacia Geral do Município, da Secretaria de Finanças e o prefeito, Juninho Zucato (União), reuniram-se na sede da PF para colaborar com as investigações.