Muito bom dia e excelente semana. A OPEP+, grupo que reúne os maiores exportadores de petróleo do mundo, decidiu aumentar a produção da commodity a partir de novembro para 137.000 barris por dia. Na reta final da semana passada, o petróleo tipo Brent, referência para a Petrobras, atingiu o menor nível dos últimos cinco anos, na região dos 64 dólares.
Aqui, uma rápida explicação: o petróleo tipo Brent é explorado em águas profundas, por isso serve como referência para a estatal brasileira. Já o outro tipo, o WTI, é extraído da terra.
Ainda no cenário internacional, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que as negociações com o Hamas estão avançando. O republicano afirmou que representantes americanos vão se encontrar com as delegações de Israel e do Hamas nesta segunda-feira, no Egito, para encaminhar o acordo de paz.
No Brasil, a pauta corporativa foi movimentada neste fim de semana. No domingo, a Sabesp publicou um fato relevante anunciando a compra da empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emai) por R$ 1,13 bilhão. Mas uma novela pode estar começando. O controlador da Emai, o empresário Nelson Tanuri, segundo o Valor Econômico, deve entrar na Justiça para tentar impedir a transação, da qual não participou.
Tanuri detém cerca de 75% da companhia. O negócio foi fechado sem a participação do controlador, por meio de uma execução de dívida que tinha as ações dele como garantia.
Agenda do dia: acerte seu relógio. Às 8h25 da manhã, tem o tradicional Boletim Focus, e às 3 horas da tarde, a divulgação da balança comercial do Brasil referente a setembro. Tem que estar no radar.