PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lula vê conversa com Trump como passo para ‘restauração das relações amigáveis’

Siga no

A ligação, que durou cerca de 30 minutos, marcou uma reaproximação entre os dois líderes (Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta segunda-feira (6/10), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A ligação, que durou cerca de 30 minutos, marcou uma reaproximação entre os dois líderes e a tentativa de restaurar as relações históricas entre Brasil e Estados Unidos.

Nas redes sociais Lula disse que a conversa foi uma oportunidade para “restaurar as relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”. O presidente destacou a boa relação pessoal que manteve com Trump desde o encontro entre os dois, em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante o diálogo, Lula lembrou que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os Estados Unidos registram superávit na balança de bens e serviços. O brasileiro solicitou a Trump a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos nacionais e o fim das medidas restritivas impostas contra autoridades brasileiras.

“O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad”, informou Lula.

Lula e Trump também discutiram um possível encontro presencial. O presidente brasileiro sugeriu que a reunião ocorra durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e reiterou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém (PA), em 2025. Lula também se mostrou disposto a visitar os Estados Unidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eu e o presidente Trump trocamos telefones para estabelecermos uma via direta de comunicação. Estavam comigo na conversa meu vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim”, finalizou.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Dias Toffoli toma posse como ministro efetivo do TSE e reforça defesa da soberania do voto

Pedido de vista adia julgamento sobre pesquisa suspensa após ação de Flávio Bolsonaro

PT lança ‘Porta-Vozes do Lula’, iniciativa com missões e ranking digital de apoiadores

Defesa de Bolsonaro pede visita de nora e netas no dia em que Brasil estreia na Copa do Mundo

Randolfe: Prazo de aplicação da PEC 6×1 pode ser discutido; redução tem que valer de imediato

Comissão da Câmara adia votação de PEC que reduz maioridade penal para 16 anos

Últimas notícias

Dólar encerra em leve baixa, em sintonia com movimento global

Hugo Motta condiciona votação de projeto sobre combustíveis à retirada da urgência da pauta da Câmara

EUA lançam ataques contra o Irã após queda de helicóptero Apache no Estreito de Ormuz

Kaio Jorge, do Cruzeiro, abre mão de parte das férias para recuperar condição física

CNJ apresenta proposta de regras para atuação de menores como influenciadores

Hospital da Baleia reforça ações para prevenir incêndios durante período de seca em BH

Betim terá fan fest gratuita da Copa do Mundo com quatro telões e palco 360°

98 News no Leader Shift 2026: veja como foi o primeiro dia do maior evento de liderança de MG

Destaque de Marrocos tem lesão confirmada e deve ser desfalque contra o Brasil