PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lula vê conversa com Trump como passo para ‘restauração das relações amigáveis’

Siga no

A ligação, que durou cerca de 30 minutos, marcou uma reaproximação entre os dois líderes (Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta segunda-feira (6/10), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A ligação, que durou cerca de 30 minutos, marcou uma reaproximação entre os dois líderes e a tentativa de restaurar as relações históricas entre Brasil e Estados Unidos.

Nas redes sociais Lula disse que a conversa foi uma oportunidade para “restaurar as relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”. O presidente destacou a boa relação pessoal que manteve com Trump desde o encontro entre os dois, em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante o diálogo, Lula lembrou que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os Estados Unidos registram superávit na balança de bens e serviços. O brasileiro solicitou a Trump a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos nacionais e o fim das medidas restritivas impostas contra autoridades brasileiras.

“O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad”, informou Lula.

Lula e Trump também discutiram um possível encontro presencial. O presidente brasileiro sugeriu que a reunião ocorra durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e reiterou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém (PA), em 2025. Lula também se mostrou disposto a visitar os Estados Unidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eu e o presidente Trump trocamos telefones para estabelecermos uma via direta de comunicação. Estavam comigo na conversa meu vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim”, finalizou.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Jarbas diz que Minas ‘perdeu a mineridade’ e defende frente ampla para 2026

Gabriel Azevedo defende frente ampla e diz que Minas ‘cansou de governador que briga com presidente’

‘Só serei candidata ao Senado’, diz Marília Campos em evento com Gabriel e Jarbas

Damião sanciona lei que cria incentivo fiscal para revitalizar áreas degradadas em BH

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula e envia caso ao STF

Justiça suspende processo de cassação de Lucas Ganem na Câmara de BH

Últimas notícias

Irã diz atacar alvos dos EUA e tensão volta a crescer após acordo de paz

Justiça aumenta indenização por homofobia contra trabalhador em MG

Rodada final dos grupos tem Inglaterra, Colômbia, Portugal e Argentina; veja horários

Incêndio atinge galpão de eletrodomésticos em Contagem após explosão

Frente fria mantém manhã fria em BH neste sábado (27); veja a previsão do tempo

Cabo Verde empata com a Arábia Saudita e vai ao mata-mata da Copa do Mundo

Espanha vence, elimina Uruguai e se classifica em primeiro do Grupo H da Copa do Mundo

Lab-to-Lab Pardini leva inovação e debates sobre medicina diagnóstica ao CBAC 2026

Modelo brasileira está entre as vítimas dos terremotos na Venezuela