PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

SP: Polícia diz que metanol foi adicionado, e não gerado em destilação

Siga no

No Brasil, existem dois caminhos confiáveis para adquirir bebidas destiladas (Sandro Araújo/Agência Saúde DF)

Compartilhar matéria

O Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo confirmou nessa quarta-feira (8/10) que o metanol encontrado nas garrafas contaminadas examinadas foi adicionado, pois sua concentração é anormal e não configura produto de destilação natural.

O processo de destilação tende a gerar tipos diferentes de álcoois, sendo o metanol um dos leves, que tendem a ficar na parte de cima do volume, seja ele um tonel artesanal, de madeira, ou um industrial de centenas de litros. Essa “cabeça”, como é chamada, tem de ser separada, um processo que os químicos e engenheiros químicos acompanham e coordenam.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A separação é feita por meio da temperatura, pois o metanol tem ponto de ebulição de 64,7 graus Celsius (ºC), ao passo que o do etanol é 78,4°C. A concentração abaixo de 0,25ml para cada 100ml de volume é aceita pelos órgãos técnicos pois não representa risco para o consumidor.

“Em destilarias profissionais, devidamente operadas por profissionais credenciados pelos CRQs [Conselhos Regionais de Química), esta fração inicial é descartada, uma vez que concentra os álcoois mais leves e tóxicos. No entanto, em produções artesanais ou clandestinas, esse controle muitas vezes não é feito adequadamente, resultando em maior concentração de metanol na bebida final”, explicou em nota técnica o Conselho Regional de Química da Oitava Região/Sergipe (CRQ VIII). Segundo o órgão, doses a partir de 4ml de metanol já podem causar danos como a cegueira, e doses acima de 20ml tem risco de causar morte.

Em todo o país, 24 pessoas foram intoxicadas por metanol após a ingestão de bebidas adulteradas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Novas apreensões

Segundo a Secretaria de Segurança de São Paulo, as polícias Civil e Militar, em ações distintas realizadas ontem na cidade de Campinas, mais de 3 mil garrafas de bebidas com suspeita de falsificação. Na ação da Polícia Civil, um homem foi preso em flagrante após a descoberta de uma fábrica clandestina de uísque. Com ele foram encontrados dois galões de 50 litros e 335 garrafas cheias, prontas para o comércio.

Já na ação conduzida pela PM, foram encontradas em um galpão 2,9 mil garrafas com bebidas destiladas. Um homem fugiu do local.

Também na terça, no centro da capital paulista, cerca de 70 mil garrafas foram encontradas em três depósitos clandestinos, utilizados para armazenamento e comercialização. Havia produtos vencidos e sem origem comprovada. Dois homens foram presos em flagrante.

A Justiça do estado autorizou hoje o governo a destruir 100 mil garrafas apreendidas pelas forças de segurança no inquérito que investiga a adulteração de bebidas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Enem 2026: prazo para pagar taxa de inscrição termina nesta segunda (22)

Moraes autoriza defesa de Bolsonaro a acompanhar depoimento sobre arma

Crime organizado em aluguel por temporada entra na mira de autoridades

Anvisa reduz suspensão e libera produtos da Ypê fabricados em 2026

Inverno começa neste domingo influenciado pelo El Niño; Sudeste terá bloqueio de frentes frias

Jogo do Brasil contra o Haiti reduz consumo de energia em até 9,6%, aponta ONS

Últimas notícias

Haaland marca dois e deixa Noruega na cola da França na Copa do Mundo

Em jogo de quatro horas, França vence Iraque e garante classificação na Copa do Mundo

CBF anuncia volta do Brasileirão ainda com a Copa rolando e acaba com jogos tarde aos domingos

França x Iraque é suspenso após tempestade na Copa do Mundo

Iseppe não se reapresenta, e Atlético confirma saída do jovem

PGR diz que Mendonça deve relatar pedido para investigar Dark Horse

Fluminense anuncia retorno de zagueiro Thiago Silva: ‘algumas histórias nunca vão ter fim’

Joia do Cruzeiro desperta interesse da Europa e pode deixar o clube

VÍDEO: Cidade na argentina inaugura estátua em homenagem a Messi